Plano de Aula

A FÉ

Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos | Documentário | De Camilo Cavalcante | 2009 | 12 min | PE
23/03/2015
Ensino Fundamental - Anos Finais
Geografia, Língua Portuguesa, História
Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



Em razão da miscigenação do povo brasileiro e das diversas culturas presentes desde sua colonização, o Brasil é um pais considerado bastante religioso e que conta com uma diversidade religiosa muito grande. As manifestações religiosas estão em toda parte e para cada uma delas há ritos e conceitos diferenciados. No entanto em vários casos, devido a origem da religião, suas crenças são vistas com preconceito.



Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


 Conhecer as diferentes manifestações religiosas do povo


 Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura


 Adotar uma postura ética perante as diversas crenças religiosas.



1º momento




Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões (são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade):


 Do que se trata o curta?


 Quais reflexões o curta provoca?


 O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?


 Qual a mensagem que o curta quer passar?




2º momento



Proponha uma reflexão junto aos alunos a partir do seguinte trecho extraído do texto: Divisões de fé: as diferenças religiosas na escola. Antônio Luis Gomes. In AQUINO, J.G. Diferenças e Preconceito na escola- alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.




"Imagine o leitor dois adolescentes, alunos da 7ª série de uma escola pública: Anne e Beto. Anne, filha de um casal de israelitas. Beto só conhece a mãe, que veio do litoral baiano onde foi abandonado pelo companheiro. Os pais de Anne fazem questão de educá-la na tradição e religião judaicas. Quanto ao Beto, acompanha a mãe nos rituais de candomblé. Agora, dentro do horário escolar, soou o final do recreio e os alunos estão subindo para as classes. Beto e Anne, contudo, não os acompanham: devem dirigir-se para a biblioteca. É hora da aula de religião e eles não se enquadram em nenhum dos dois grupos, o católico ou o evangélico. Assim passarão esta hora na biblioteca onde, talvez, possam ler a Constituição Brasileira de 1988 que em seu artigo 5, garante que ninguém pode sofrer tratamento desigual por motivo de religião"



Para encaminhar a discussão, seguem como sugestão as seguintes questões:


 Quais religiões você conhece?


 Você frequenta alguma igreja ou pratica alguma religião?


 Na sua percepção, o que a religião representa na vida das pessoas?


 Na sua opinião, como devia ser conduzida a situação apresentada no texto?



3º momento




Realizar uma pesquisa na escola para identificar a religião dos/das alunos/as e professores/as. Sugere-se que para esse trabalho, sejam divulgadas informações a toda escola por meio de cartazes ou folhetos para explicar os objetivos da pesquisa a ser realizada. Organizar um momento junto com a coordenação da escola para aplicar um questionário com três questões a serem respondidas pelos/as alunos/as e professores/as:


Dados Pessoais:


( )Aluno/a ( )Professor/a


Idade:


Sexo:


Questões:


1) Você possui alguma religião?


( ) SIM


( ) NÃO


2) Em caso afirmativo, escreva o nome da mesma:

__________________________________________________________


3) Com que frequência participa das atividades vinculadas à sua opção religiosa?


( ) diariamente ( ) semanalmente ( ) mensalmente


( ) anualmente




4º momento



Os/as alunos/as pesquisadores deverão recolher os questionários e tabular os dados da seguinte forma:


Quadro 1: Quantidade de pessoas na escola que pertencem, frequentam ou praticam uma religião.


Quadro 2: Quantidade de alunos/as na escola que pertencem, frequentam ou praticam uma religião.


Quadro 3: Quantidade de professores/as na escola que pertencem, frequentam ou praticam uma religião.


Quadro 4: Religiões citadas e quantidade de pessoas que pratica cada uma delas.


Quadro 5: A religião mais praticada entre os/as professores/as.


Quadro 6: A religião mais praticada entre os/as alunos/as.




5º momento



Discutir os dados com os/as alunos/as ressaltando a diversidade religiosa presente em nossa cultura e nas escolas. Promover a apresentação da pesquisa em evento aberto a toda escola.


Essa apresentação poderá ser realizada pelos alunos que representam as religiões identificadas na escola.




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)