Plano de Aula

BULLYING NA ESCOLA

Bullying na Escola | Documentário | De Coletivo Cinema para Todos | 2010 | 4 min | RJ
28/01/2013
Ensino Fundamental - Anos Finais
Língua Portuguesa, Sociologia
Mary Grace
Acesse a ficha do filme



Nos dias atuais, temos um novo conceito para um problema antigo: o Bullying. Por muito tempo, acreditou-se que algumas atitudes depreciativas e, algumas vezes, violentas, entre alunos eram brincadeiras inocentes, até psicólogos, educadores e demais profissionais da área perceberem o quanto isso prejudica na formação dos alunos. Isso vem mudando com o tempo, porém, muitas pessoas ainda não sabem o significado de bullying e como ele acontece.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


- Propor iniciativas que conscientizem os alunos para a não prática do bullying


- Analisar a intertextualidade presente no curta e no filme "Escritores da Liberdade"



- Ler artigos que tratam sobre o bullying e seus efeitos na formação de crianças e adolescentes



- Produzir cartazes informativos sobre o que é bullying, porque não devemos praticá-lo e quais atitudes tomar, caso ocorra.




1ª Etapa


Reúna a turma em círculos. Questione aos alunos se eles sabem o que é bullying. Caso algum aluno não saiba o que significa, explique (ou peça para os outros alunos explicarem). Peça para que os alunos exponham a sua opinião sobre o tema. Provavelmente, haverá opiniões divergentes. Proponham, então, para que assistam ao documentário.



2ª Etapa


Assistam o curta "Bullying na Escola". Após, converse com os alunos sobre os diversos pontos de vista do curta. Proponha para que assistam ao filme "Escritores da Liberdade", que é baseado numa história real, e como o bullying pode ser prejudicial para a vida das pessoas.



3ª Etapa


Após assistirem aos dois filmes, peça para que os alunos analisem as características presentes em ambos.
Peça para que se reúnam em grupos e liste as características do bullying, como identificar, porque não devemos praticar e o que fazer caso ocorra. Para fomentar ainda mais a discussão, traga alguns artigos sobre bullying para que os alunos utilizem na discussão e análise.



4ª Etapa


Divida os grupos para que cada um aborde um dos pontos citados acima sobre o bullying (características, como identificar, porque não devemos praticá-lo e o que fazer caso ocorra). Peça para que eles produzam cartazes informativos, utilizando cartolinas, canetinhas, lápis de cor, desenhos, imagens recortadas de jornal, entre outros materiais.

Avaliação


Avalie o envolvimento dos alunos na atividade proposta, bem como o seu desenvolvimento individual e o trabalho em equipe. Verifique se compreenderam as características do bullying, como ele ocorre e porque não devemos praticá-lo no nosso dia a dia.



Para saber mais:


O que é bullying?
http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm
Acessado em 24/01/2013



Resenha do Filme: "Escritores da Liberdade"


http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/13704/resenha-do-filme-escritores-da-liberdade/pagina-1
Acessado em 24/01/2013



Palavras-chaves: Documentário Bullying Direitos e Deveres.



Plano de aula escrito por Talita Cavalcante de Morais Silva




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)