Plano de Aula

DE OLHO NO NEGRO

Café com Leite | Documentário | De Guiomar Ramos | 2007 | 32 min | SP
15/06/2015
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formaçao ProJovem MDS, Ensino Superior
Sociologia, Língua Portuguesa, História
Rosângela Maria de Moura
Acesse a ficha do filme



De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais a perspectiva de um Brasil "de braços abertos" compôs-se no "mito da democracia racial". Assim, na sociedade em geral, discriminações praticadas com base em diferenças ficam ocultas sob o manto de uma igualdade que não se efetiva, empurrando para uma zona de sombra a vivência do sofrimento e da exclusão. Essas influências marcaram profundamente a história da escola no Brasil, consolidando mentalidades e atitudes das quais frequentemente o educador não se dá conta em seu cotidiano. A prática do acobertamento é a mais usual, pois o "mito da democracia racial" conduz à chamada "política de avestruz", na qual, por se fazer de conta que um problema não existe, tem-se a expectativa de que ele deixe, de fato, de existir. O curta Café com leite faz uma reflexão sobre esse mito através de depoimentos e comentários de estudantes, professores, artistas, sociólogos, antropólogos, entre outros.



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Refletir e conscientizar os alunos sobre o mito da Democracia Racial


Objetivos específicos:


- Conhecer a luta do negro no Brasil

- Conhecer a mistura de raças

- Desenvolver empatia e solidariedade com aqueles que sofrem discriminação

- Reconhecer que o preconceito existe, assim como o medo de ser acusado de preconceituoso

- Aprender a quebrar preconceitos

- Desenvolver a Expressão oral e escrita

- Promover a autoestima

- Estimular a criatividade

- Desenvolver habilidades de fotografia e observação

- Expor fotos sobre a Democracia Social.


Etapa 1: (20 minutos)


O professor poderá estimular uma discussão sobre o que é preconceito e o que os alunos acham sobre o preconceito racial - aborda o tema da mistura de raças e que a colonização no Brasil levou à miscigenação do povo brasileiro: o índio, o negro e o branco. Dando a impressão de uma perfeita harmonização, mas sabemos que na verdade isso não aconteceu, a dominação e a imposição sempre estiveram presentes na figura do colonizador.


Etapa 2: (50 minutos)

Apresentação do curta Café com leite e roda de conversa sobre a relação entre o curta e a trajetória do negro - a escravidão - o preconceito, assim como o medo de ser acusado de preconceituoso e o mito da democracia racial.


Etapa 3:

O professor poderá falar sobre a importância do negro e a sua valorização - sobre autoestima e pergunta se os alunos conhecem alguns ícones negros, o professor pode falar da contribuição de alguns como: Zumbi dos Palmares, Luther King, Barack Obama, Pelé, Michael Jackson, Bob Marley, entre outros.


Etapa 4:

O professor poderá falar sobre a exposição de fotografias. Os alunos deverão fotografar pessoas negras, animais negros, pessoas negras e brancas (desde que mostrando o contraste e a igualdade) objetos negros e revelar a foto no tamanho 20 por 25cm. (os alunos farão fora da sala de aula).


Etapa 5: (50 minutos)

Os alunos poderão criar legendas para as suas fotos (frases de impacto como: escravidão nunca mais - Negro sinônimo de história e liberdade - gato preto: uma questão de sorte) e colar em um papel color set ou papel cartão que servirá de moldura para a exposição.


Etapa 6: (50 minutos)

Montagem da Exposição de fotografias - De olho no negro - em criação de um painel com papel ou TNT aonde as fotografias serão expostas.


Avaliação: A verificação da aprendizagem será feita através da participação dos alunos, da fotografia e da criação de legendas.


Avaliação:


A verificação da aprendizagem será feita através da participação dos alunos, da fotografia e da criação de legendas.


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