Prezado professor (a), o curta “Prîara Jõ. Depois do Ovo, A Guerra.” é uma produção roteirizada, dirigida e atuada por indígenas da tribo Panará que habitam a aldeia Nasepotiti, cenário da obra. Essa composição de cineastas pertencentes ao grupo retratado no filme resulta em uma experiência imersiva, emocionante e reveladora, trazendo à tona contextos históricos e sociais que tradicionalmente seriam inacessíveis.
A história não possui qualquer narração de adultos, preferindo se concentrar nos diálogos e ações dos meninos Panará. Desde o início, suas falas e gestos chamam a atenção pelo tom que remete à violência, ao uso de armas e à guerra.
Enquanto caminham pela aldeia, eles riem e comentam a respeito da batalha iminente contra a tribo inimiga: os Txukarramãe. Realizam, então, preparativos, cortando os cabelos, pintando os corpos com urucum e confeccionando as próprias armas. Quando entram na mata, a luta começa: metade são inimigos, metade são aliados. Os meninos (re) encenam, sob a perspectiva infantil, combates vividos por seus antepassados e transmitidos de uma geração para outra.
Considerando a vasta riqueza cultural dos povos indígenas brasileiros, além da possibilidade de discussões complexas e dinâmicas, acreditamos que essa obra possa ser trabalhada de maneira mais aprofundada com os Anos Finais do Ensino Fundamental e, principalmente, com o Ensino Médio. Entre as disciplinas da Educação Básica que mais se identificam com as temáticas abordadas na trama, destacamos História, Geografia, Artes, Filosofia e Sociologia. A seguir, elencamos algumas atividades que permeiam essas áreas do conhecimento e que você, professor (a), pode desenvolver com seus estudantes a partir da transmissão do curta.
Um possível foco de estudo pode ser às origens e costumes da tribo Panará, como o significado de seu nome, a língua que utilizam para se comunicar, sua organização social e crenças religiosas. Ainda, sugerimos uma pesquisa sobre a história da tribo, cujo contato com os brancos levou à invasão do seu território para a construção da BR-163 (durante o governo militar), à disseminação de doenças como a malária e até à morte. Uma análise detalhada e conjunta de todos esses aspectos possui potencial para desenvolver o posicionamento crítico dos alunos frente às intervenções dos brancos em áreas indígenas.
Uma outra possibilidade, visando apresentar a pluralidade cultural indígena no Brasil, considera visitas a museus e exposições que exibam ornamentos (como o botoque) e produções artísticas de diferentes tribos (como padrões de pintura corporal e itens artesanais).
Ensino Fundamental Anos Finais
Competências:
1.Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.
Habilidades:
(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Competências:
1.Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.
2. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
4.Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Habilidades:
(EF09HI26) Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas
Competências:
1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
Habilidades:
(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.
Ensino Médio
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Competências:
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
2. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
4.Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Habilidades:
(EM13CHS104) Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.