Relato de atividade em sala de aula

UM ENCONTRO COM A MAGIA

Clandestina Felicidade
15/10/2008
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
32
geane de andrade fonseca



Oportunizar ao aluno, através da experiência vivida pela personagem do filme,sentir a emoção do contato com o livro,que pode(e deve) ser mais que um instrumento de conhecimento:um objeto de desejo,cercado de encantos e mistérios a serem descobertos por aqueles que se aventuram a experimentá-lo.
Despertar no aluno o gosto pala leitura,mostrando o quanto essa prática pode ser prazerosa e a infinidade de sensações agradáveis que podem ser experimentadas por quem se permite ser contagiado por essa magia.
Reconhecer a importância que a leitura tem para o desenvolvimento intelectual e humano de cada leitor, bem como o caráter lúdico que envolve o processo de aquisição da linguagem literária e o quanto isso é mágico.

Apresentação do título do filme para explorar os conhecimentos prévios dos alunos e provocar inferências sobre o seu conteúdo; exibição do filme para a turma; comentários acerca da temática do filme;constatação das hipóteses levantadas antes de assistir ao mesmo; leitura do texto de mesmo nome que o título do filme "Felicidade Clandestina". de Clarice Lispector; discussão no grupo sobre os aspectos abordados por um e outro veículo;suas peculiaridades, semelhanças e diferenças;estabecendo associações; leitura do texto "Aula de leitura"; interpretação do texto; elaboração de um poema baseado no texto; exposição oral dos trabalhos e depoimentos dos alunos sobre a experiência vivenciada durante todo esse processo ensino-aprendizagem;seus relatos pessoais de experiências com livros e leituras;suas perspectivas ao tornar-se um leitor apaixonado e um multiplicador,um defensor do direito ao acesso total e irrestrito de cada indivíduo ao mundo mágico que habita o interior de cada livro sem distinção.

A experiência foi gratificante e enriquecedora tanto para mim quanto para os alunos,pois nos revelamos leitores natos.Alguns ainda não tinham tomado consciência disso,mas revelaram um interesse muito grande em mergulhar nesse universo maravilhoso que é a literatura. Os alunos aos poucos foram rompendo algumas barreiras para expor suas experiências oralmente, isso foi ganhando corpo e alcançou uma proporção consideravelmente significativa. Houve um interesse geral para falar das suas vivências familiares,relatos de casos envolvendo livros e contação de histórias de avós,mães...enfim uma infinidade de relatos,cada qual com a sua beleza ímpar,mas todos ligados a um só fio: a magia da leitura. Amei o entusiasmo que tomou conta de cada um deles e pude testemunhar o quanto um trabalho desse pode promover em matéria de conhecimento e incentivo para os nossos pequenos leitores. A verdadeira sensação ao finalizar esse trabalho foi a de plantar no coração daqueles alunos uma sementinha que já começou a germinar e que a partir desse incentivo, cada um fará com que essa sementinha se desenvolva e dê bastante frutos no futuro, disseminando o hábito saudável da leitura.