Relato de atividade em sala de aula

A ARGUMENTAÇÃO A FAVOR DA DIVERSIDADE

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O Xadrez das Cores
09/11/2007
Biologia, História, Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos
80
Aparecido Márcio Sousa Ramos
LENIO VIEIRA DE MORAES PROFESSOR | SP | Barueri | Estadual





O aluno deve ser capaz de refletir, discutir, argumentar, questionar e interagir entre seus pares acerca dos seguintes temas:
Classe Social;
Idoso / Jovem (experiência e aprendizagem)
Religião
Diversidade
Educação
Valores
Raça
Aborto
Legislação
Política
Respeito as diferenção
Aceitação

Foram relacionadas atividades seguindo as seguintes etapas: Antes da apresentação 1.º Sondagem acerca do Título e do Enredo do Curta; Após a apresentação 2.º Foram elencados assuntos tratados no curta e que eram passíveis de argumentação; 3.º Foi solicitado um planejamento para elaboração da sinopse, sendo que os alunos foram divididos em pequenos grupos e analisaram o filme como sendo discurso direto e teriam que utilizar o discurso indireto - escrita / narrativa; 4.º Tema: Preconceito Racial Foi colocado em pauta de discussão a questão racial, pontuando conceitos pré-estabelecidos, desde a escravidão até a atualidade. Decorrente dessa discussão foi solicitado a pesquisa de uma personalidade afro-descendente de destaque social, cultural, esportista, etc. 5.º Tema: Retomada da 2.ª etapa Dentre os temas elencados, foi feita a escolha de um deles para darmos continuidade às tarefas O tema escolhido foi "Legalização do Aborto. Você é contra ou a favor?" Por meio de sorteio formaram-se dois grupos que deveriam defender o posicionamento do grupo a uma platéia convidada, a fim de convencê-los por meio de argumentos. Considerou-se a oralidade, o questionamento, sua colocação diante de fatos, os argumentos, etc.

A experiência foi satisfatória e propiciou mudança de postura em relação ao entorno, a partir da análise dos seguintes aspectos: Condução da reflexão de temas polêmicos; Interesse dos alunos; Trabalho em equipe; Pesquisa de fontes e elaboração de questões pertinentes ao tema; Desenvolvimento do espírito crítico; Revisão de conceitos pré-estabelecidos (quebra de paradigmas); Argumentação (falar em público - oratória) Auto-estima Questões Éticas (Legislação) Questões Religiosas; Questões Políticas; Respeito mútuo.