Relato de atividade em sala de aula

A TRAJETÓRIA DO TOMATE

Ilha das Flores
18/10/2007
Biologia
Ensino Médio
120
flávi josé de assis barony



Assistir este filme pode desencadear vários objetivos e a aprendizagem dependerá da sensibilidade de cada aluno diante dos conceitos apresentados e ao SISTEMA
de vida que somos moldados.
Como iremos ter uma feira de Ciências na próxima semana, optei por exibir este filme por relacionar-se a temas que serão apresentados na feira, como reciclagem, mudanças climáticas e pobreza.
Ademais, procuramos despertar no aluno a sua atuação como cidadão, mostrando que dados fornecidos pelo filme acontecem ao nosso redor.

Foi questionado aos alunos: para onde vai o lixo da nossa cidade? Vivem pessoas por lá? Existe reciclagem implantada em nossa cidade? O ser humano é tão inteligente assim? O que nos faz ter a atitude semelhante a do filme? O que fazer para reverter este quadro? Relatei aos alunos um documentário sobre a implantação da coleta seletiva em uma cidade próxima, onde pessoas que viviam do lixo passaram a trabalhar em comunidade para coletar lixo reciclável, e que o lixão foi desativado, sendo o lixo enviado para um aterrro sanitário. Os alunos fizeram uma redação sobre o filme. Foi realizado também um debate sobre toda a conjuntura do filme (pobreza, desperdício, doenças, a capacidade humana e etc).

O filme foi comovente. Houve interesse por parte dos alunos em descobrir qual o destino do lixo da cidade, visto que a grande maioria não sabia o destino do mesmo. Foi comentado também sobre atuação social na cidade, onde algumas pessoas trabalham como voluntários assistindo a famílias carentes.