Relato de atividade em sala de aula

APRENDENDO A CONVIVER COM AS DIFERENÇAS

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
07/01/2010
Sociologia
Ensino Médio
25
Licínio de Sousa e Silva Filho
CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR FRANCISCO SALDANHA LTDA | MG | Pitangui | Privada





Objetivo específico: - desenvolver atividade relacionada à comemoração do "Dia da Consciência Negra"(20/11,proposta na disciplina Sociologia. Objetivos Gerais: - promover o debate sobre a questão da discriminação racial no Brasil, - demonstrar como a diversidade étnica e cultural está presente em nosso país; - relacionar preconceito e discriminação com o processo de exclusão social no Brasil.

ATIVIDADE PROPOSTA PARA A TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO PRIMEIRO MOMENTO: * Atividade com a música "País da Fantasia" (Cidade Negra) - No país da fantasia Impera a alegria E amanhã é um novo dia No país da fantasia Impera a utopia E amanhã é outro dia Feriado nacional se estou bem, se estou mal Com meu time na final Do campeonato estadual Já tá legal Se como bem, se como mal Só não pode faltar sal Pra me enterrar, pra me proteger Me afastar dos urubus Pra me enterrar, pra me proteger Me afastar dos urubus No reino da fantasia Um carnaval de hipocrisia Pro cidadão que agoniza Na porta do hospital Eu passo mal, eu passo mal Quando vejo no jornal Antas e pequenos roedores Na coluna social Se exibindo na TV Falando dos antepassados Que vieram pro Brasil Trazendo negro acorrentado Nossos índios massacrados E diz que descobriu o Brasil Cadê Zumbi, Cadê Dandara Cadê Manoel Congo João Cândido Luisa Main? Personagens da nossa história. Nesta atividade busquei trabalhar, a partir de um debate, as questões abordadas na letra da música (as origens do processo de exclusão dos negros no país e os símbolos da resistência negra presentes na letra).Apresentei aos alunos pequenas biografias sobre os personagens apresentados na música. SEGUNDO MOMENTO: * Exibição do curta metragem "O Xadrez das Cores" Após assistirmos ao filme, voltamos ao debate, agora abordando questões da contemporaneidade:"Diversidade" e "Discriminação e Preconceito Racial". TERCEIRO MOMENTO: Ao final do debate, os alunos foram divididos em grupos com 5 componentes para confecção de mural conclusivo sobre os temas debatidos em sala.Para tal atividade foram disponibilizados papel craft, cola canetas de colorir,revistas e tesouras para cada grupo desenvolver seu trabalho. Cada grupo apresentou suas conclusões através do mural afixado no painel do pátio da escola. OBSERVAÇÃO:esta atividade foi desenvolvida em duas aulas, com sua conclusão na aula do dia 18/11/2009.

A exibição do documentário "O Xadrez das Cores" enriqueceu ainda mais a tividade proposta.As relações entre as personagens causaram manifestações diversas e desencadearam o debate proposto após o filme. Os alunos também promoveram a conexão entre a música "País da Fantasia", apresentada na primeira aula e o filme, assitido na segunda aula. Durante os debates, os alunos relataram experiências ocorridas com membros da família e até vizinhos, relacionadas ao preconceito, não só racial, mas também social.Manifestações de indignação também foram observadas.A afixação do mural no painel do pátio da escola despertou a atenção de alunos de outras séries, inclusive do ensino fundamental,que manifestaram suas opiniões sobre o tem em questão.