Relato de atividade em sala de aula

BALCÃO DE DIREITOS

Ilha das Flores
06/11/2008
Educação de Jovens e Adultos
30
Francisca Nubiana da Silva



Levar os moradores do morro do Gonçalves à reflexão sobre suas vidas e o filme. Por que? Aqui em nossa escola temos o projeto
Espaço Cidadão, trabalhamos com mulheres, jovens e homens especialmente do morro, pois lá o indice de miserabilidade é muito alto.
Mulheres analfabetas, desempregadas e muitos filhos. Vivem de catar
lixo no lixão que lá existe. Assim sendo, todos têm seus direitos
sociais desrespeitados. O Gonçalves para mim é uma "ilha das flores",
porque eu, Francisca Nubiana da Silva, fui boia-fria. Passei muita
fome no sertão do Ceará. Mas, fui salva. Cheguei a universidade,
encontrei esse morro e essa gente, essa Ilha das Flores.Só que
estou trabalhando transformá-la em BALCÃO DE DIREITOS.

Fizemos um jogral, constituimos um forum popular chamado Meriti em Ação. Apresentamos o projeto ao futuro prefeito, hoje eleito, Sandro Matos e está sendo um sucesso. Vamos atuar junto aos conselhos municipais da Criança, Mulher, Educação, Urbanismo e Saúde. Estamos participando como articulador regional em Meriti do projeto " Creches para todas as crianças" da Fundação Abrinq e Instituto C&A. Com certeza equipe curta vão ouvir falar muito do nosso Balcão de Direitos, por conta do Ilha das Flores.

Os resultados são relevantes, as pessoas que se sentiam invisíveis para a sociedade, perceberam que podem ser sujeitos da sua própria ação. O que lhes falta é uma porta de "podes entrar, tu sois capaz". Assim é o espaço cidadão e agora BALCÃO DE DIREITOS. Tomaram conhecimento do art.5º da constituição federal e muito mais, como utilizá-lo em beneficio social coletivo. Conhecer os Conselhos Municipais, poder influenciar as políticas públicas de educação, de saúde, de direitos da criança, da mulher, do idoso. Sair da ilha das flores para um jardim com flores sociais garantidas de fato e de direito.