Relato de atividade em sala de aula

RACISMO E DIREITOS HUMANOS

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O Xadrez das Cores
21/11/2007
Sociologia
Ensino Médio
48
Antonio Fernando Silva Souza
EEEFM PRESIDENTE GETULIO VARGAS | ES | Cachoeiro de Itapemirim | Estadual





Debater o racismo como um fenômeno social que se consolida a partir da negação do outro.
Relacionar racismo com Direitos Humanos, propondo a reflexão sobre as concepções racistas e as teorias desenvolvimentistas de sociadade.
Realizar estudo da realidade dos alunos sobre os Direitos Humanos de primeira, segunda e terceira gerações.

Após aulas expositivas sobre as teorias evolucionistas, relacionando-as com os diversos preconceitos, e estabelecendo a importância do reconhecimento formal da igualdade entre os homens, discutimos porque, apesar da igualdade formal, há tanta desigualdade. Foi proposto aos alunos um debate sobre direitos humanos, partindo de seus próprios conhecimentos. Logo surgiram as concepções consolidadas no senso comum, associando os Direitos Humanos com a luta em defesa "de bandidos". Realizaram uma pesquisa bibliográfica sobre Direitos Humanos, expondo sobre Direitos Humanos da Primeira, da Segunda e da Terceira gerações, chegando ao conceito de direito difuso. Dividida em grupos, a turma fez uma "pesquisa de campo" entrevistando dez pessoas de suas ruas sobre quantos dos direitos humanos são assegurados a cada um dos entrevistados. A seguir, os grupos elaboraram cartazes que foram expostos na escola.

Foi gratificante estabelecer o debate sobre o racismo partindo das teorias evolucionistas e chegando ao conceito de Direitos Humanos. Os alunos e alunas conseguiram compreender que o preconceito é uma produção histórica que é introjetado pelos indivíduos no seu processo de socialização. A realização da pesquisa de campo permitiu aos alunos um contato prático com a Sociologia e, ao mesmo tempo, com as pessoas de sua comunidade nestes tempos em que conversa-se mais com amigos virtuais do que com pessoas reais. Como reação, houve o envolvimento concreto da grande maioria, resultando em acaloradas discussões em sala e até na composição expontânea de um rap, por duas meninas negras.