Relato de atividade em sala de aula

O PRECONCEITO

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
06/11/2007
Ensino Fundamental - Anos Finais
90
Antonio Carlos Mendes
PAULO OCTAVIO DE AZEVEDO PROFESSOR | SP | São Paulo | Estadual





Primeiramente o intuíto do uso do filme para os alunos das 7ª séries, teve como importância destacar o sentido do preconceito com a utilização do jogo de xadrez.

Dentro das salas de aulas, já vinha discutindo com os alunos que também pode haver preconceito racial através do jogo de xadrez. O filme explora este tema e seu diretor faz questão de destacar que os atores envolvidos tentam passar para as pessoas como o preconceito é igual a uma partida de xadrez. A performance dos atores serve muito bem de parâmetros para que quem assiste tenha uma sensação de perda total do combate e a fragilidade que o ser humano possa ter na hora de encarar uma situação de preconceito e sem ter direito de reação.

A experiência foi muito boa e a reação dos alunos foi automática, todos sairam da sala de video comentando cada episódio do filme. O que eles mais destacaram foi a vontade da empregada negra de querer aprender a jogar xadrez, só para dar um xeque mate na sua patroa e mostrar que seria capaz, não importando sua cor. Também destacaram a possibilidade de vencer certas adversidades da vida. A exibição do dvd fez com que vários alunos se interessassem em aprender a jogar xadrez.