Relato de atividade em sala de aula

CRIANÇAS E INFÂNCIAS

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15/11/2008
Filosofia
Ensino Fundamental - Anos Finais
30
ZILDA APARECIDA GODOY BIANCHIM
PAULO FREIRE EMEF | SP | Americana | Municipal





Provocar a reflexão sobre questões relacionadas ao ser criança e ao ter infância através da percepção dos fatores que impedem que as crianças na modernidade desfrutem do direito à infância;
identificar a existência de diferentes condições sociais e
culturais na sociedade brasileira e as suas conseqüências, bem como conduzir à ampliação cognitiva sobre o assunto e a compreensão
que o trabalho infantil e
a sobrecarga de compromissos são causadores do "furto do lúdico" na infância. Portanto, independente da classe social a que pertençam essas crianças, todas se igualam na pobreza da inexistência dessa experiência infantil que somente é proporcionada nesta fase da vida por meio da convivência no coletivo, na esfera pública, com os jogos, as brincadeiras, a construção da cultura infantil.

Foi solicitado que os alunos discutissem em duplas e escrevessem sobre o que é ser criança e o que é ter infância na concepção deles. Depois de recolhido os textos, o filme foi assistido na sala de informática com o data show e terminada a exibição iniciamos a conversa. Como eu havia lido seus textos durante a apresentação do filme, pude provocar as discussões, embasada em suas percepções iniciais e desta maneira incentivá-los a reelaborarem oralmente essas idéias a partir das sensações incitadas pelo curta. Depois desta reflexão coletiva e oral, devolvi os textos que eles haviam produzido e solicitei que lessem e revissem o que haviam escrito e, se julgassem necessário, reformulassem ou ampliassem aquelas idéias de acordo com as reflexões feitas. Essa revisão foi feita na sala de informática, pois os alunos postaram suas opiniões no blog que mantenho com essa finalidade (www.horadaconversa.blogspot.com).

Penso que os resultados dessa experiência não se deram apenas no aspecto perceptível das sensações, ou seja, foi possivel verificar que alguns alunos sentiram a necessidade de reformular seus textos, abordando o tema de uma forma mais profunda. Além dessa constatação, fica difícil definir outras reações que a atividade provocou, pois são resultados subjetivos, de reelaboração de conceitos. Porém considero que o objetivo proposto de provocar um outro olhar, uma análise para além das aparências foi plenamente alcançado. Além disso foi uma atividade envolvente, onde não houve resistência alguma em participar.