Relato de atividade em sala de aula

CURTA NA ESCOLA

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
29/03/2008
História, Língua Portuguesa
Ensino Médio
30
Maris Luiza de Sousa Teixeira






O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido e
a primeira tarefa da educação é ensinar a ver.
Nietzsche
OBJETIVO:
O intuito é desenvolver o olhar ativo do educando. O que queremos é o olhar ativo de nosso aluno, o olhar de quem vê o mundo com atenção. Na sociedade em que vivemos hoje, cheia de estímulos visuais nas ruas e onde os meios de comunicação cada vez mais se baseiam na imagem, despertar o olhar ativo e o senso crítico é um imperativo na educação.
Despertar o olhar ativo é, sobretudo, chamar a atenção para nossa capacidade de ver, é desenvolver a percepção visual.

JUSTIFICATIVA: Da mesma forma que saber juntar as letras para formar palavras não significa saber interpretar um texto, olhar não significa saber ver. Desse modo, há uma preocupação em dar às crianças e jovens a possibilidade de conhecer os elementos da linguagem cinematográfica, criando-se, assim, platéias críticas, que não recebam passivamente os valores difundidos pelo cinema e pela televisão. Nesses últimos anos, vimos o acelerado crescimento do volume de mensagens visuais, o advento do vídeo e da informática. Os meios de comunicação adquiriram grande poder e são hoje verdadeiros construtores de visões de mundo e de gosto estéticos, elaborados, principalmente, a partir de interesses de mercado. Como toda linguagem, as visuais possuem elementos óbvios, explícitos, de fácil compreensão, e elementos sutis, semânticos, que, na grande maioria dos casos, só são percebidos pelo subconsciente. Quanto mais atentos deixarmos nossos alunos para a apreciação de uma obra, melhor poderão perceber os pontos de vista do autor, seus valores políticos e éticos, mais fácil se tornará interpretar uma obra e julgá-la, extraindo-se, assim, um olhar ativo (protagonista) que também os levará ao maior prazer/aprendizagem. CURTAS APRESENTADOS  Dona Cristina Perdeu a Memória  O xadrez das cores  Meow  Espelho do céu (direção de Carlos Salces/1999/9min)  A bagaceira (texto adaptado pela Rede Globo de Televisão do clássico A bagaceira de José Américo de Campos/2004/20min)  O lobisomem e o coronel  Velha história  Negócio Fechado  Bichos urbanos  Ilha das Flores

. RESULTADO O resultado foi espetacular. Os alunos se envolveram, trouxeram sugestões de filmes com temas inter relacionados.Os debates foram calorosos. Fizemos até uma lista de filmes-sugestão que foi crescendo a cada encontro. Ao final essa lista foi fotocopiada e entregue a cada aluno.