Relato de atividade em sala de aula

QUAL É A SUA COR?

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
18/11/2009
Geografia, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
37
jose aparecido lima dourado
ESCOLA MUNICIPAL DARCY TANAJURA DE CASSIA | BA | Livramento de Nossa Senhora | Municipal





Debater sobre as ráizes históricas do preconceito racial no Barsil;
Analisar como a mídia aborda a questão do preconceito racial;
Identificar formas de peconceito no ambiente escolar;
Relacionar na comunidade hábitos que são orundos da cultura africana;
Reconhecer que a pluralidade cultural da população brasileira como forma de respeitar a diversidade de credos, valores, tradições.

Inicialmente sentados em círculo, fizemos uma breve discussão sobre o que é preconceito racial, procurando identiifcar qual o conhecimento prévio dos discentes em relação à temática trabalhada. Após a discussão, foi exibido o documentário. Após o documentário, os estudantes foram divididos em grupos com três participantes fizessem um levantamento de situações vivenciadas em seu cotidiano que caracterizam preconceito o discriminação racial. Busacmos no dicionário o significado das palavras "discriminação" e "preconceito" para poder iniciar a discussão sobre a origem do racismo na sociedade brasileira. Após levantadas algumas situações pelos estudantes, fiz uma expalanção sobre algumas das formas de preconceito vivencias no decorrer do processo histórico pelos povos africanos e afro-brasileiros. Neste momento debatemos osbre quais as atitudes que devem ser tomadas no caso de alguém ser discriminado ou sofrer racismo. Prosseguindo, passei uma música do grupo afroreggae para que pudessemos debater sobre as múltiplas infuências da cultura africana em nossa sociedade. Pra finalizar, foi pedido que os alunos fizessem uma pesquisa na biblioteca da escola paar verificar em revistas e jornais a publicação de reportagens relatando casos de racismo. Na aula seguinte, fizemos a discussão sobre o material recolhidopelos alunos e em dupla os mesmo fizeram poesias e paródias sobre o tema.

Embora os alunos tenha ficado um pouco receosos no início da atividade, os resultados obtidos foram bastante satisfatórios porque no transcorre da aula estes foram expressando suas opiniões e passaram a perceber como o preconceito e o racismo estão, muitas vezes, camuflados em ações e costumes. No momento do relato de experiências sobre situações de preconceito vivenciadas, muito chegaram á conclusão de que já haviam sofrido algum tipo de preconceito. Ao apresentar as poesias e paródias, muitos alunos ensaiaram coreografias, ajudando assim aqueles discentes mais tímidos a interagir com os demais colegas já que era o início do ano letivo. Futuramente, pretendo montar um livro artesanal com os alunos sobre as poesias e paródias criadas.