Relato de atividade em sala de aula

CADÊ O LIXO DE SANTA MARIA?

Ilha das Flores
24/10/2008
Química
Ensino Médio
150
Ânderson Jésus da Silva



Dados estatísticos de fontes oficiais como o IBGE, indicam que cada cidadão brasiliense produz 1250g/dia de lixo em média. De todo lixo produzido, aproximadamente 95% é passível de ser Reduzido, Reaproveitado ou Reciclado.
Várias organizações no Brasil, vem nos últimos anos trabalhando o tema lixo. Seja para evitar os impactos ambientais que ele causa, seja para proporcionar a coleta seletiva e reciclagem na busca de renda para famílias carentes.
Porém, pouco a escola vem fazendo nesse sentido... Uma vez que forma para a cidadania, os alunos deveriam aprender a poluir menos, mas não é esse o perfil do aluno brasileiro. Dentro das próprias instituições podemos notar o quantidade de embalagens de alimentos, papel, plásticos, latinhas.

No Brasil, o economista Calderoni fez a conta dos bilhões perdidos no lixo e mostrou que o país fatura hoje, 1,2 bilhões de dólares por ano com a reciclagem, porém temos um potencial muito melhor, e esse número poderia chegar facilmente a casa dos 6 bilhões de dólares por ano. Será que desse potencial a escola não pode retirar uma fatia? Um projeto de reciclagem dentro da comunidade escolar não poderia fortalecer a APM e essa por sua vez não poderia favorecer o ensino ao viabilizar novos meios tecnológicos para os professores, materiais para os alunos, manutenção do prédio escolar, construção de laboratórios de informática, ciências, salas de leitura, aquisição de livros, etc. É nesse sentido que o projeto CEM COM 3Rs, vem conscientizar os alunos quanto aos problemas sociais e ambientais, sobre o mau acondicionamento do lixo produzido na cidade, e, ao mesmo tempo, buscar um reforço financeiro para ser investido em uma educação de qualidade para todos. Assim, esse projeto tinha inicialmente como objetivo conscientizar os alunos quanto aos problemas sociais e ambientais, tais como o mau acondicionamento do lixo produzido na cidade, e, ao mesmo tempo, buscar um reforço financeiro. Para contextualizar o trabalho que estava sendo desenvolvido foi organizado pelos professores regentes dos primeiros anos uma seção do curta "Ilha das Flores". O que se pretendia descobrir é se os estudantes concebem aquela realidade como "longe" de suas realidades! Para ajudá-los nessa resposta apresentamos a realidade das famílias que exploram uma parcela de lixo de Santa Maria, levando-os à Associação de Catadores de lixo de Santa Maria. Após conhecerem a realidade (próxima) dos trabalhadores da associação, reunidos em grupos de discussão, os estudantes que compunham o projeto CEM COM 3Rs, resolveram que a organização do trabalho de coleta seletiva na isntituição (e em suas casas) deveria privilegiar a associação de catadores de lixo de Santa Maria.

Os professores trabalharam o tema interdisciplinarmente no início do ano letivo (2007). Os alunos começaram a coletar os materiais recicláveis com o objetivo de vender e repassar o dinheiro das ventas a APAM da instituição. Ao mesmo tempo, foram organizadas visitas à Associação de Catadores de Lixo de Santa Maria-DF, realizando-se entrevistas, filmagens e fotografias do local de trabalho dos associados. Desse trabalho foram elaborados cartazes, jornais, informativos e meios de divulgação para a comunidade escolar e autoridades. O grupo responsável em fazer o link entre o que foi discutido em sala de aula e a realidade fora da escola, fez os devidos registros e colocaram as fotos nos murais do colégio... Nesse momento, tinhamos um grupo de discussão para montar o projeto CEM COM 3Rs, que tinha por finalidade coleta seletiva dentro do colégio e gincanas de arrecadação de materiais para serem revendidos e revertidos em verba para a APM. Quando o grupo de estudantes responsáveis pelo registro da realidade externa do colégio, mostrou as fotos da associação de catadores e a realidade que viviam, houve uma mudança de planejamento e asssim foi sugerida a organização de uma estrutura de apoio à associação dentro da escola e na sua vizinhança. Quando abordamos o problema ambiental do lixo, fica bastante claro que a escola tem um importante papel social a desempenhar. Afinal, com conhecimento e compromisso é possível vislumbrar diversas alternativas para um aproveitamento lucrativo daquilo que, antes, era um peso para a sociedade. Por isso, esperamos com esse projeto despertar nos alunos uma preocupação com este problema, para que passem a ter atitudes diferentes em relação ao destino e ao tratamento correto do lixo. Como resultado positivo observamos uma mehor relação entre os estudantes e o pessoal de manutenção da escola, uma melhor integração escola-comunidade e a participação da família em ações escolares.