Relato de atividade em sala de aula

NOVA ORDEM SOCIAL: CONSUMISMO

Visualizações |
Vote aqui
Meow!
27/10/2008
Geografia, História, Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos
18
cleide brasil rodrigues
ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MEDIO SENADOR PETRONIO PORTELA | PE | Jaboatão dos Guararapes | Estadual





Contribuir para uma visão integrada da realidade social em que vivemos.
Mostrar como as estratégias publicitárias são usadas para diminuir o senso crítico e a resistência da razão.
Discutir e refletir sobre mudanças comportamentais na sociedade atual - ser ou ter - relações de poder no cotidiano.
Compreender valores presentes na sociedade atual e como esses devem ou podem ser alterados.
Discutir como e quando a TV e outras mídias são usadas como ferramentas de difusão de valores, influenciado o modo de viver.
Discutir até que ponto o consumo muda a vida dos jovens e os leva muitas vezes a atitudes impensadas e danosas - conflito existencial.
Compreender os significados da grafitagem e realizar uma leitura/imagem contextualizada.

Preparação do ambiente para exibição do filme pelos alunos, com grande ansiedade para que inicie-se a sessão pipoca. Disponibilizar vários recortes de jornais e revistas, para que todos pudessem ter acessos a várias matérias da atualidade. Breve explanação sobre alguns itens dos recortes e fatos ocorridos no cotidiano escolar e na comunidade em que vivem. Exibição do filme MEOW, orientando-os para observarem os diversos momentos do curta e como os personagens são apresentados. Distribuição de frases com vários questionamentos sobre tema do filme? O que chama mais a atenção (imagem/som/palavra)? O que dizem as cenas (significados)? Os veículos de comunicação incentivam o consumo? Porque as pessoas consomem? E o que as leva a consumir? Quais as conseqüências desse consumo (para a nossa vida, para o grupo)? Selecionar respostas/opiniões dos alunos sobre as frases propostas filtrando as questões de maior relevância para eles. Realizar debate sobre as várias questões abordadas no filme. Leitura do nosso cotidiano e dos significados da grafitagem. Construção de um painel sobre o curta MEOW. Exposição do referido material coletado no hall da escola.

Durante exibição do filme observei os rostos de cada aluno, as reações eram visíveis, pois começaram a sorrir com os personagens que pulavam o muro, com a existência do gato,com os símbolos de grafitagem. Em seguida, relataram as situações do seu cotidiano. Identificaram grafites (sol,braços abertos - SOL NASCEU PARA TODOS),relações consumo, discriminações,relações poder(ser/ter),influência dos países desenvolvidos que impõem seus modos de viver.Neste universo da nova ordem social-consumismo,vale é o que temos e não o que somos.Nessa realidade,não só os jovens são facilmente influenciados,mas, quase a sociedade, chegando a extremos ao agir sem limites para conseguirem o que querem. Após essas colocações ressaltei a importância de aprender a apreender, esclarecendo que é preciso conscientizar-se das inúmeras facetas desta nova ordem social, explicando que nem sempre o que serve para os países desenvolvidos são apropriados para países em desenvolvidos.Este conforto diante das novas sociedades de informação/comunicação, em que a propraganda/estratégias,reduz o nosso senso crítico e a razão,levando-os modificar nossas raízes culturais, vão gerar conflitos existenciais,quando a realidade do cotidiano vier à tona, frustações(tratamentos fantásticos- capilar,emagrecer,etc.),além questões sociais do cotidiano. O retorno às suas raízes e a recuperação da sua identidade não será uma tarefa fácil.Porém,o diálogo é a ponte que liga as duas margens.É preciso entender o processo para realizar escolhas conscientes.