Relato de atividade em sala de aula

HOMEM, SOCIEDADE E AMBIENTE

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
19/12/2009
Biologia
Ensino Médio
70
Deise do Rocio Xavier Taborda
GUARAPUAVA C E VISC DE EF M N PROFIS | PR | Guarapuava | Estadual





Utilizar o documentário para aprofundar e consolidar questões de valores ecológicos, explicativa da complexidade política, econômica e social do problema da agressão a natureza. Problematizando a relação do homem e sociedade.

Assistir ao curta na sala de informática da escola. Quem faltar, será fornecido o site do porta curtas e assistirá em seu próprio computador. Dividir os alunos em grupos de no máximo 5. Responder em seus respectivos grupos as questões referentes ao curta, de ordem: social, política, econômica, filosófica, educacional e ambiental. Próxima aula, cada grupo apresentará no grande grupo o que eles discutiram sobre cada questão. Debate das questões dos pequenos grupos ao grande grupo mediado pela professora.

Ficaram impressionados com a narração do curta, principalmente com as definições das palavras citadas (vai-e-volta) e as conexões entre elas. Após isso, é claro, veio o choque ao verem que pessoas comiam alimentos refugados para os porcos. Pois, isso está distante da realidade deles. Antes de apresentarem as questões no grande grupos, os alunos imaginaram que as respostas seriam parecidas, mas cada grupo interpretou de maneira diferente. Afirmei que não seria igual porque eles mesmos vinham de famílias com educação e modo de pensar diferentes. Assim,houve muitas discussões durante as apresentações dos grupos. Resposta na íntegra de um dos grupos: a) Política: "Todos os sistemas que seguimos faz parte de uma "potência" capitalista, um sistema político, que visa apenas no seu próprio bem estar sem pensar no próximo." b) Social: "Havia muitas pessoas morando e comendo comida do "lixão", estas pessoas eram "comandadas" por um homem que lhes davam de comer. A desigualdade social é grande, mostra desde o agricultor bem sucedido até as pessoas mais miseráveis do "lixão"." c) Cultural: "É a maneira que as pessoas pensam a respeito das outras, a maneira de agir em relação à outra. Um ser humano dando preferência à sua criação de porcos e depois para os humanos." d) Filosóficas: "É um absurdo a tamanha desigualdade que existe no mundo. Um humano priorizar os porcos ao invés de alimentar um ser da mesma espécie, é ridículo com tanta comida sobrando e estocada, isto é inaceitável." e) Educacional: "Crianças sem educação escolar, juntamente com seus pais e parentes. Homem mandando em outro homem (indiretamente) sem piedade, isto não é educação." f) Ambiental: "Lixões em áreas irregulares, pessoas e suas plantações em lugares errados. Tudo isso prejudica o planeta no seu todo. Quanto mais pessoas existem mais lixo é produzido, e nesse lixo se produz bactérias, fungos, vermes que prejudicam nossa saúde e afetam o meio ambiente. Precisamos pensar no consumismo"