Relato de atividade em sala de aula

O MEIO AMBIENTE POR INTEIRO

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
18/11/2009
Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos
100
Marcos Aurélio Bassolli Alves





No contexto educacional de uma proposta de trabalho com temas transversais dentro de uma pedagogia de projetos apresentamos,para os alunos do CREJA - Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos, SME-RJ, as principais questões ambientais, tecnológicas, econômicas e sociais, pertinentes e relevantes, que envolvem o processo de produção capitalista compreendidos através da nossa produção e destino do lixo.
A partir desses pressupostos, trabalhamos através da compreensão de que é através das mídias que podemos perceber, conceber e vivenciar, de forma mais crítica, o "mundo" e o exercício da nossa cidadania.
Nossa idéia é promover mudanças de hábitos e atitudes que se refiram à nossa produção de lixo e também construirmos uma postura cidadã mais participativa nessa questão.

Reunião pedagógica da equipe para levantamento dos acervo disponível, em diferentes mídias, sobre o tema. Escolha dos materiais que serão trabalhados com os alunos(as). Nas aulas...o tema é... O meio ambiente como um todo! Durante esse diálogo com os nossos alunos, buscamos registrar, consolidar e ampliar os temas que emergem desse processo, i.e., o histórico da produção e destino do lixo na Cidade do Rio de Janeiro, a desigualdade social, a miséria, a fome, as soluções para a questão do lixo: reciclagem, reaproveitamento e uso consciente dos recursos, o aumento da produção de lixo como conseqüência do proceso so de produção capitalista. Assistimos coletivamente o filme. Na etapa seguinte propomos aos alunos(as) que expressem, através do uso das mídias e das manifestações artísticas no geral, as suas concepções e percepções das questões discutidas e também procure associar a sua vida e as suas ações em relação aos temas.

Como objetivos expressivos alcançados nesse projeto coletivo, destaco a produção, pelos alunos(as), de vídeos, fotos, textos, cartazes e esquetes teatrais que tratam, sobre diferentes pontos de vista e abordagens, a questão do lixo,notadamente na nossa cidade - região metropolitana do Rio de Janeiro. Atividades: A- A elaboração, através das reuniões pedagógicas envolvendo toda a equipe do CREJA, do Projeto "O meio ambiente inteiro através das mídias". B. A definição de que toda a comunidade escolar, professores, direção, supervisão, coordenação e funcionários, em todos os seus seis turnos, estariam envolvidos no projeto. C. Trabalhamos coletivamente, alunos e professores, na pesquisa para a formação do acervo em mídias, pertinentes e relevantes ao tema e aos nossos alunos. Utilizamos esse acervo em sala de aula, através de diferentes formas de trabalho didático e pedagógico e de forma concomitante por todas as disciplinas. D. Em todas as aulas buscamos o diálogo, incentivamos e orientamos os nossos alunos para que utilizassem as mídias e as artes como formas de expressarem as suas percepções, concepções e vivências sobre o tema. F.Destacamos também e fundamentalmente uma mudança de postura em relação ao lixo e ao seu destino expressa através de relatos e práticas adotadas na nossa escola e pela nossa comunidade, discente e docente, após a execução do projeto. G- Organizamos e apresentamos os diferentes trabalhos produzidos pelo alunos numa "exposição multimídia" que contou inclusive com diferentes oficinas (reciclagem, reaproveitamento, uso consciente) desenvolvidas com e pelos nossos alunos. H- Passamos a perceber uma maior "segurança" dos nossos alunos no sentido de expressarem suas opiniões assim como reconhecerem a importância da busca de informações em diferentes mídias e da possibilidade sempre presente de aprendizagem coletiva intermediada pelo diálogo.