Relato de atividade em sala de aula

O PENSAMENTO REVOLUCIONÁRIO DURANTE A DITADURA MILITAR

Visualizações |
Vote aqui
06/11/2007
História
Ensino Médio
34
LUIZ ALBERTO BRUNO





Mostrar através do discurso do Sergio Ricardo como os jovens que protestavam contra o regime militar instaurado em 1964 pensavam;
conhecer através das imagens a ação e a reação daqueles que lutavam a favor e contra o regime autoritário;
verificar a importância da música como aglutinador, meio de informação e de denúncia das arbitrariedades do regime militar.

Foi pedido aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre a vida artística e política do cantor e compositor Sergio Ricardo; realizou-se aula expositiva sobre os métodos dos militares, durante a ditadura militar, quando e como começou, bem como a contextualização considerando o Brasil e mundo; aula expositiva sobre a importância da música, do teatro e do cinema para denunciar, informar e resistir a ditadura militar; exibição do filme "Enquanto a tristeza não vem", seguido de debate sobre o discurso da época através do depoimento de Sergio Ricardo. Os alunos foram perguntando e debatendo sobre o filme e as práticas ditatoriais.

O resultado foi positivo, pois quase todos os alunos se posicionaram, fazendo suas observações. Durante a avaliação alguns alunos disseram que a aula tinha sido boa devido a participação de todos, a interação com o tema exposto e depois de exibido, ou seja, a seqüência desenvolvida da sala de aula até o auditório onde foi exibido o curta. Pelas minhas observações, aqueles alunos que não participaram ficaram tímidos, não se pronunciando.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação