Relato de atividade em sala de aula

ILHA DAS FLORES: ESPERANÇA PARA A HUMANIZAÇÃO

Ilha das Flores
19/12/2009
Geografia, Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos
32
MANOEL SANTO DA SILVA



Descrever o ambiente, pessoas e objetos de forma objetiva; Observar as orientações geográficas; Perceber os diferentes modelos de economia e classes sociais; Produzir resenha crítica sobre o curta metragem.

Foram trabalhados os conteúdos a serem solicitados após a apresentação do curta metragem. Quanto a Língua Portuguesa, como se faz um texto descritivo, seja objetivo ou subjetivo. Discutindo a forma de fazer uma resenha crítica de determinado assunto. Em Geografia foi feito uma síntese dos conteúdos apresentados no ano letivo. Dando ênfase as regiões do Brasil, modelos econômicos, habitações urbanas e rurais, classes sociais,coordenadas geográficas. Antes da apresentação do curta, foi comentado o cenário que seria observado pelos alunos, fazendo comparações com os ambientes vividos por eles. Apresentamos duas vezes e pedimos para que em grupo discutissem toda contextualização do curta metragem. Em seguida, produzissem um texto descritivo com argumentos de uma resenha crítica.

Inicialmente os alunos ficaram surpresos com as cenas fortes que foram apresentadas. Mas com as intervenções dos objetivos iniciais retornamos as atividades propostas. Nos textos apresentados vários aspectos foram lembrados como: a localização que fica no Estado Rio Grande do Sul, uma população em torno de 10 milhões, uma área de 282.062 km2, os principais rios, e outros dados referentes a região. Os aspectos da globalização também foram lembrados, como por exemplo a necessidade de produção crescente, sem a preocupação com uso de agrotóxicos, aquecimento global. A preocupação com o ser humano foi um aspecto mais comentado nos textos, porque no curta o ser humano (pobre) é tratado em segundo plano, dando prioridade aos animais e só a sobra da sobra era distribuída humilhante para eles. Para alguns alunos "com certeza Deus existe, ele nos deu um planeta completo e nele há tudo que precisamos para viver com dignidade e fartura". Depois foi socializado vários olhares sobre o curta metragem que mexeu com o coração de muitos.