Relato de atividade em sala de aula

A DESCRIÇÃO DA SOMBRA

Visualizações |
Vote aqui
03/12/2009
Biologia, Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos
18
MANOEL SANTO DA SILVA
ESCOLA ESTADUAL PROFª BENEDITA DE CASTRO LIMA | AL | Maceió | Estadual





Analisar a descrição a partir de uma pessoa sem visão;
Avaliar a linguagem poética na produção musical;
Observar a superação física por meio da poesia;
Verificar os aspectos psicológicos da visão de homem;

Em sala de aula, foram abordados os conteúdos do gênero textual descritivo. Discutindo sobre o conceito de descrição. Os alternativas de observação do texto descritivo: descrição objetiva, quando o observador irá fazer sua observação de forma impessoal, sem envolvimento com o que está sendo descrito. Já a descrição subjetiva, o observador age de forma pessoal, passando suas impressões pessoais no que é observado.

O vídeo foi apresentado de após a explicação dos objetivos. Em seguida, houve uma nova apresentação. Os alunos se reuniram em grupos e discutiram os objetivos propostos pelas disciplinas e relataram suas observações. Em relação a descrição a partir de uma pessoa sem visão: eles analisaram os depoimentos das três irmãs cegas, onde informavam de forma subjetiva a visão dos objetos e ambientes que frequetam. Quanto o uso da linguagem poética na produção musical: perceberam como o dom para a superação das necessidades físicas apresentadas. Em relação a superação física por meio da poesia: o que relataram é que elas viviam alegres com o pouco que tinham, conformadas com a vida que levam. Os aspectos psicológicos da visão de homem apresentados pelas irmãs é de pessoas interesseiras enquanto estão se beneficiando com alguma coisa. Após os relatos dos alunos, houve a culminância das ideias percebidas no curta metragem, como superação e conscientização para viver em harmonia com pessoas com diferentes necessidades especiais. Pois, todos somos iguais enquanto seres humanos.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação