Relato de atividade em sala de aula

REFLEXÕES SOBRE DIREITOS DO NEGRO COMO CIDADÃO E SER HUMANO

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
21/10/2007
Geografia, Língua Portuguesa
Ensino Médio
120
Ana Maria Rodrigues Alves Kuni
JOAQUIM LEME DO PRADO PROFESSOR | SP | São Paulo | Estadual





Refletir sobre:
Os Direitos do Cidadão, conforme consta e nossa Constituição.
O Negro como Cidadão e como Ser Humano
O Preconceito e as conseqüências dele para o Indivíduo
A Socialização e a necessidade de se ter uma meta para alcançar os nossos objetivos
A realização do SER ao ser inserido na sociedade como cidadão.

1 - Primeiro contato com o Filme, assistindo ludicamente. 2 - Explanação do Professor sobre os Objetivos da aula 3 - Discussão do filme 4 - Redação 5 - Entrevistas

Alunos do terceiro ano assistiram, questionaram e se posicionaram. Muitos deles colocaram que é preciso ter determinação para conseguir alguma coisa nos dias de hoje e somente com "garra" é que se consegue, como o caso da protagonista do filme. Outros disseram que a abolição já aconteceu há muito tempo, sendo inadimissível estarmos em pleno século XXI e ainda nos depararmos com pessoas que insistem em discriminar o Negro do Branco. Refletiram sobre a quota de Negros para as universidades. Muitos alunos, que são Negros, acham que, utilizando dessa cota, estariam aproveitando-se do fato de serem Negros para ingressar na Faculdade e isso já seria um preconceito. Outros mais sensibilizados, demonstraram interesse em discutir o assunto em sua comunidade, exibindo o filme para outros projetos dos quais fazem parte. Em suma, vimos, por meio de depoimentos dados por alunos em entrevista com a coordenação, como foi importante a discussão do filme para a construção do pensamento e do Ser Humano.