Relato de atividade em sala de aula

BARBOSA EM PROSA

Visualizações |
Vote aqui
Barbosa
23/09/2008
Educação Física
Ensino Médio
40
wagner garcia
ESCOLA ESTADUAL JORGE AMADO | MS | Chapadão do Sul | Estadual





A grande discussão não é somente sobre a "paixão nacional", o futebol. O pano de fundo é o futebol, mas as entrelinhas do filme com Antonio Fagundes, traz a tona a discussão de 50 anos de injustiça e dor provocada pela cor. Cor essa que nosso país deve muito. Barbosa, homem negro, defende não somente o gol brasileiro na final da copa de 50, mas defende toda uma ideologia politica dominante que se fazia presente. O filme traz em segundo plano, o trauma de um homem branco, que assim como Barbosa, pensava que mudando o passado seu futuro com o pai seria diferente. O abraço apertado do primeiro gol podeira ter mais uma "sessão", com a vitória do Brasil. O objetivo do filme era mostrar a incoerência que da sociedade com seus preconceitos, e como que o esporte descortina isso.

Após o filme assitido, foi solicitado aos alunos que fizessem um relato sobre sua percepção do filme. Feito isso e corrigido por mim, em outro momento realizamos o debate, buscando evidenciar o problema que o filme apresenta e a sua suposta solução. Diante disso, fizemos levantamentos de outros problemas não tão explícitos, que vinham ao encontro dos problemas atuais dos alunos.

A começar pelo momento do filme, quando viram que se tratava de um filme com momentos da copa do mundo, o interesse já foi grande. A partir do desenvolvimento do mesmo, a atenção foi ainda maior, pois muitos se viram ali, buscando volta ao passado para mudar algo. Durante a discussão, muitos problemas foram levantados. Esse interesse foi significativo para a discussão que levou a tona problemas das relações dos alunos com os pais, e mesmo entre eles. Foi visto que o preconceito não é só pela cor, mas pelo estilo da pessoa e até como a pessoa se expressa. Foi de muita valia o filme.