Relato de atividade em sala de aula

A MIDIA E O CONSUMISMO

Visualizações |
Vote aqui
Meow!
15/07/2009
Ciências
Ensino Médio
35
Simone Mior
EEB DOM AFONSO NIEHUES | SC | Itajaí | Estadual





- Perceber a forte influência que a mídia exerce sobre nosso comportamento; - Identificar bens necessário e bens supérfluos; - Discutir a importância do consumo consciente; - Analisar mudanças na sociedade a partir do consumo de certos produtos.

1º) Questionário sobre comportamento dos alunos frente ao que consomem; 2º) Levantamento de produtos consumidos, classificados em produtos necessário e produtos superfulos; 3º) Socialização das respostas e debate sobre as diferente sopiniões apresentadas; 4º) Projeção do DVD; 5º) Leitura do texto:O CONSUMISMO, O MEIO AMBIENTE E A VIOLÊNCIA - Marçal Rogério Rizzo. 6º) Produção de redação a partir do titulo: " Eu sou reflexo do que vejo e do que consumo".

A principio acharam o filme engraçado, outros dizeram que não tinha sentido estarem assistindo, porém teve vários alunos que de imediato perceberam a mensagem e abriram o debate sobre o consumo por influência da midia. Perceberam que muito do que se consome não é necessário ou então que produtos com menor valor de custo e menor impacto ambiental poderiam substituir os de marcas famosas. Porém, a midia exerce um papel tão forte que nos leva a consumir o quenão precisamos ou a adquirir determinada marca pela propaganda. Propuseram um desafio entre a turma de relacionar o que cada um consome diariamente e pesquisar opções viáveis para substituí-los, atendendo assim à um consumo mais consciente.