Relato de atividade em sala de aula

DIFERENTE, PORÉM IGUAIS

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
30/11/2007
Ciências
Ensino Fundamental - Anos Finais
150
marise estela de melo barsanti
TAUNAY, VISC. DE | SP | SAO PAULO | Municipal





Fazer com que os alunos entendam que preconceito, seja ele de cor, raça, religião, classe social ou qualquer outro que seja, não tem lugar em nossa atual sociedade, e mostrar que somos todos iguais embora
aparentemos ser diferentes.

Antes de iniciar a apresentação do filme, fiz uma explanação do que era preconceito, chamei a atenção para que não se fizesse chacotas uns dos outros por alguma diferença que o outro apresente, seja ela de qualquer tipo; assistimos o curta O xadrez das Cores do qual todos gostaram muito; em seguida fizemos um debate sobre o conteúdo do filme, cada um colocou o que entendeu da situação apresentada e seu ponto de vista diante do preconceito apresentado pela patroa branca.

O resultado foi melhor que o esperado, pois pude constatar que a grande maioria é contra os preconceitos que se apresentam em nossa sociedade e inclusive colocaram diversas situações onde eles próprios ou algum parente ou vizinho, já passaram por algum tipo de preconceito. Demonstraram que não aprovam o modo como a sociedade trata indivíduos baseados em algum tipo de discriminação, seja de raça, credo, social, político, ou outro qualquer. Fiquei muito feliz em constatar que meus alunos têm consciência daquilo que nossa sociedade vive.