Relato de atividade em sala de aula

ESTAMOS CONSUMINDO E NOS CONSUMINDO

Ilha das Flores
03/11/2007
Filosofia
Ensino Médio
70
Lair Medeiros de Araújo




Criar condições para o desenvolvimento da consciência sobre a realidade em que vivemos, o sitema econômico, a desigualdade social, o quadro de miséria que aumenta cada vez mais e analisar a ótica capitalista e sua correspondente ética.
Trazer para debate o papel da mídia e a sua influência no cotidiano,como formadora de opiniões e veículo massificacador e alienante, que utiliza uma gama de istrumentos visuais que nos absorvem e ditam novas posturas conforme o mercado.
Dar subsídios para que produzam um redação para a disciplina de produção textual, analisando criticamente, agindo interdisciplinarmente com filosofia.

1) Aulas expositivas sobre o modo de produção capitalista, a questão social brasileira e suas políticas, a socidedade de consumo,a ética na sobrevivência. 2) Pesquisa na mída sobre o papel que esta desempenha "criando necessidades" de consumo.Abordando também a questão da massificação e alienação. 3) Produção de um texto crítico abordando o capitalismo e suas consequências. 4) Seminário discutindo as questões levantadas em função do curta "Ilha das Flores".

Durante o filme ficaram para lá de atentos, preocupados com o volume de informações.Procurei tranqüilizá-los com uma segunda sessão, para que pudessem anotar o que achavam interessante. O filme teve forte impacto emocional sobre os alunos do primeiro ano do ensimo médio, o que refletiu no seminário que foi bem polêmico, provocando reações de indignação nos alunos com relação a política brasileira.