Relato de atividade em sala de aula

AFINAL O QUE É SER "BRASILEIRO"?

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
27/10/2007
História, Sociologia
Ensino Médio
37
Lair Medeiros de Araújo
ESC EST ENS MED OSVALDO CAMARGO | RS | Cachoeirinha | Estadual






Discutir a discriminação racial no país, esclarecendo a sua origem - a sua vinculação a herança escravista e ao projeto político de uma "ideologia do embraquecimento" que se concretiza na "democracia racial". Trabalhar os estereótipos como instrumento de exclusão na sociedade,os padrões basicamente brancos impostos a uma população de maioria negra e miscigenada.Questionando a invisibiliddae do negro e a problemática da identidade brasileira.Pois afinal qual a nossa identidade?Somos um povo miscigenado, de origem ameríndia , africana e européia, mas que está preso a uma ótica racista, renegando-se o tempo todo e excluindo sócio-economicamente a população afro-brasileira.

Aulas expositivas sobre a Lei 10.639 e a discriminação no país. Pesquisa na mídia, -"Onde estão os negros na sociedade?" e "O nosso ainda padrão de beleza europeu". Redação relantando um ato de discriminação racial que o aluno tenha presenciado ou escutado falar, seguido de uma análise sobre a questão.

A grande maioria dos alunos reagiram com indignação as cenas racistas no filme, embora alguns tenham achado simplesmente engraçado. Mas isso somente no início, pois a medida que o drama se desenvolve os alunos se envolvem,comovendo-se com as personagens. As redações foram muitos interessantes e estamos montando um livrinho com os relatos e as críticas dos alunos.