Promover implicitamente o desenvolvimento da democracia e da cidadania.
Conscientizar o aluno da importância de respeitar a diversidade, para contribuir com uma sociedade igualitária.
Desenvolver a capacidade do diálogo, da compreensão e reflexão, discutir, argumentar, saber posicionar-se diante de manifestações de preconceito.
Colocar-se perante o outro seguindo os valores atribuídos, levando em consideração aspectos assimilados, praticando e fazendo suas próprias escolhas da melhor forma possível.
Demonstrar respeito pelas diferenças e valorizar o diálogo para esclarecer conflitos.
Ter atitudes de solidariedade,de empatia diante dos que sofrem qualquer discriminação.
Ter consciência em denunciar qualquer atitude de discriminação, exigir respeito a si próprio e aos cidadãos.
No 3º trimestre, os alunos aprofundaram seus conhecimentos no jogo de xadrez, ao mesmo tempo, foi lançado um Torneio de Xadrez na escola. O envolvimento foi total, mesmo chegando ao final do Torneio, os alunos eram vistos pela escola nos intervalos e momentos de lazer, jogando xadrez. Em contra partida, o Projeto "Curta Debate" se desenrolava. Pesquisando alguns Curtas, deparei com o "Porta-Curtas" ao qual identifiquei semelhanças ao trabalho que desenvolvo na escola. Selecionei alguns filmes de cunho pedagógico como ferramenta desse projeto e me felicitei ao conhecer "O Xadrez das Cores".Atrelei à sala de informática ao Curta Debate.
O desenrolar dessa atividade em especial aconteceu em quatro momentos.
1- Apresentei aos alunos o nome do Curta e pedi para que, em duplas levantassem hipóteses a respeito. A única regra foi que não poderiam ler as sinopses ainda.
2- As hipóteses criadas pelas duplas foram apresentadas, podendo-se comentar o motivo que os levou a criar tal pressuposto.
3- O site www.portacurtas.com.br foi apresentado a cada dupla. Nesse momento o objetivo era encontrar o filme no site e assití-lo.
4- Nos pusemos em roda para comentarmos o filme. Foram levantados os tópicos principais. Houve questionamento com relação a atitude da Maria, comentando-se que é posturaadora por alguns ainda hoje em dia.
Alguns alunos edificaram a postura da Cida em não "responder na mesma moeda", mas em invertendo o jogo, mudando sua conduta, aprofundando seus conhecimentos e servindo de exemplo para sua comunidade.
Como mencionei no tópico da seqüência de atividade, os alunos levantaram as seguintes hipóteses.
- Vamos ver um filme que fale de Guerra, ou sobre quem inventou o xadrez.
- Diz sobre dois impérios o branco e o preto.
- Fala de negro e branco.
Muitos acreditaram que veriam somente as batalhas do jogo de xadrez.
Começamos a assistir ao filme.
O curta O xadrez das cores mexeu com os sentimentos dos alunos.
Me surpreendi com o que ouvi, suas observações e comentários feito por eles.
Os alunos envolveram-se tanto com a situação da Cida que tomaram partido, puseram-se a defendê-la e a criticar a atitude da Maria (a patroa).
Ouvi diversas vezes comentários do tipo:
- Que velhinha muito preconceituosa!
- Nossa! Ela não pode falar assim, só porque ela é negra.
Conforme o filme desenrolava, os alunos foram se apegando mais à Cida.
Comentaram a cena onde ambas falavam sobre a perda dos filhos(em diferentes questões)e elogiaram a atitude da Cida em aprofundar seus conhecimentos no jogo de xadrez, em ter levado o jogo às crianças carentes de sua comunidade.
Uma aluna fechou com "chave de ouro" nosso debate, trazendo a seguinte informação:
"- Não é porque nascemos e crescemos de uma forma, que está definido nosso futuro. Podemos mudar, podemos crescer, temos a possibilidade de escolhas. É precisamos tentar, não importa se somos ricos ou pobres, brancos ou pretos, temos que estudar, procurar saber mais, respeitar o outro sem nenhuma forma de preconceito e criar nossa própria história."