Relato de atividade em sala de aula

DIVERSIDADES E INCLUSÃO SOCIAL:

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
13/10/2007
Filosofia, Sociologia
Ensino Fundamental - Anos Finais
135
ROSEMARY TORRES DE MAGALHÃES B
COLEGIO ESTADUAL RAPHAEL SERRAVALLE | BA | Salvador | Estadual





Sensibilizar o grupo para a solidariedade e união entre as diferenças humanas.
Desenvolver o senso de respeito e aceitação a partir do juízo de valor do ser humano.
Identificar os vocabulários que são positivos e negativos no filme, fazendo a relação com fatos que acontecem no dia-a-dia.
Construir os conceitos desses vocabulários para compreender, incentivar e combater as atitudes sociais que discriminam o sujeito e as que os valorizam.
Ler um texto para solidificação dos vocabulários com a prática social de comportamento em relação a diversidade.
Assistir o filme para sistematizar as questões positivas e negativas que envolvem o comportamento humano em relação ao seu semelhante.

1.Dinâmica do abraço "Somos todos iguais porque somos seres humanos". (fundo musical - BEETHOVEN- relaxamento e união com o grupo) 2.Levantamento do vocabulário (palavras/ relação com cada conceito): Racismo, Preconceito, Discriminação, Inclusão, Gênero, Diversidade, Estereótipo, Segregação, Etnia, Validação, Integração, Interação, Juízo de valor, Juízo de fato; relacionando as palavras de conotação negativa e as de conotação positiva 3. Construção e identificação de conceitos: colocar no cavalete os conceitos e pedir que venham em grupos localizar a palavra correspondente. 3.1- Sistematização da construção, analisando os erros e acertos. 4. Diálogo com o grupo sobre: diferenças/diversidades/inclusão/solidariedade/ Juízo de valor, estabelecendo relações com a concepção de cores. 5. Leitura do texto: Diversidade 6.Filme: O xadrez das cores 6.1-Comentários sobre o filme 6.2- Pergunta: Se existisse apenas o amarelo e o vermelho, o que seria do mundo? O que faltaria nas artes e na natureza? 6.3- Exercícios dessas palavras através de uma cruzadinha 6.4 - Sugestões para melhorar a inclusão na escola. 7.Confraternização entre o grupo, solidificando a união, a amizade e solidariedade entre eles.

Ao assistirmos o filme O xadrez das cores, ficaram todos atentos e aplaudiram ao término. Questionamos sobre o que haviam entendido e as respostas foram as mais incríveis, como por exemplo a aluna Emile, da 5ª E, dizendo que a patroa não tinha juízo de valor, pois não respeitava a Empregada Doméstica como pessoa! A atenção durante o filme levou os alunos às colocações relacionadas ao vocabulário previamente discutido. A leitura e escrita introduzidas no processo, através do texto Diversidade, da discussão de vocabulário e da cruzadinha, foram muito produtivas. Foi possível observar o entendimento que não podem usar estereótipos (apelidos que magoem os colegas, preconceitos e discriminações para com os outros. Discutiram medidas quanto à exclusão de colegas, mulheres e homens, em relação ao desenvolvimento das atividades em grupo e a necessidade de não adotar exclusão por gênero. Concluíram que o importante na vida do ser humano é o seu Juízo de Valor e não o Juízo de fato. Identificaram também a palavra estereótipo no filme, quando a patroa chama a empregada de "neguinha". O preconceito, a discriminação, o estereótipo, juízo de fato, apareceram logo nas primeiras cenas de forma bem consistentes. À medida que a senhora (patroa) foi se conscientizando dos valores apresentados pela empregada, envolvendo até a sua habilidade de aprender xadrez, outras palavras foram apresentadas pelos próprios alunos na discussão sobre o filme, como diversidade, juízo de valor, validação, inclusão, interação, etnia.