Apresentação
O presente relato foi estribado na realização de atividades desenvolvidas ao longo da aplicação do Projeto Curtindo na Escola, dando uma motivação maior para os educandos no aprimoramento de suas habilidades de percepção, produção textual e reprodução textual. Os filmes de curta metragem facilitam a compreensão do educando com mensagens interessantes, estabelecem amplo horizonte de exploração dentro dos valores humanos como a ética, a cidadania, a tolerância e o protagonismo juvenil.Além disso, promove a utilização da tecnologia, ainda muito precária, dentro das escolas públicas.Portanto, aplicamos um dos objetivos expressos nos PCNs do MEC em que estabelece uso de diferentes tecnologias no auxílio educacional.
1.No primeiro momento, fez-se necessária uma assistência para análise dos curtas por parte dos professores com a finalidade de identificar pontos compatíveis com os objetivos do projeto já desenvolvido pela Escola. Iniciou-se um trabalho para planejar a aplicação de um programa de filmes que seriam exibidos, periodicamente, dentro do espaço de um mês;
2.O procedimento junto aos educandos, a priori, foi criar uma expectativa, despertando a todos pelo interesse e motivação para um assistência proveitosa, isto é, que os objetivos imediatos do projeto em foco fossem alcançados de forma exitosa por todos os educandos participantes do projeto.
3.O projeto estabeleceu a exibição de um filme a cada três dias, escolhido pelas educadoras do ensino fundamental II. As exibições aconteciam na sala de vídeo da Escola. Após a exibição do filme, procedia-se a percepção expressa pelos educandos de forma oral. Neste momento estava-se avaliando o grau de concentração e apreensão por parte de cada educando.
4. Em seguida a professora instigava a todos à produção textual através de relatos escritos por todos os educandos assistentes, enaltecendo os aspectos dos valores atitudinais transmitidos pelos personagens de cada filme. Logo em seguida, todos eram orientados a produzir um texto em que abordassem algum ponto de vista do filme.Muitas vezes essa produção textual ficava como tarefa domiciliar, onde o aluno poderia incrementar sua produção com alguma pesquisa. A dissertação do educando era lida na sala de aula e todos opinavam sobre o conteúdo do texto lido. A educadora, em sua observação avaliativa, retificava alguns aspectos com sugestões de aprimoramentos dos textos. Os lapsos gramaticias, em determinadas situações, eram grifados e pesquisados a razão de ser da regra. A cada momento havia a possibilidade de uma revisão textual motivada pela sugestão da educadora para efetivo aprimoramento da produção do educando.
Houve progresso das turmas em relação à forma de expressar sua compreensão textual, principalmente, nos relatos cronológicos dos vários momentos de exibição da película. Tornou-se uma atividade de grande importância para desenvolver a produção textual através de relatórios. Assim os filmes apresentados contribuíram para o progresso dos educandos na produção de textos descritivos e textos subjetivos.Ressalta-se a transversalidade dos temas, tanto que as abordagens, sempre plurais, não resvalavam nos limites das disciplinas ou tema de interesse da comunidade. A chamada interdisciplinaridade estabelece um conhecimento holístico de mundo, mesmo que prematuro,facilitando a consignação de um pensamento crítico e o entender do educando como agente transformador de sua realidade.