Relato de atividade em sala de aula

O XADREZ DAS CORES

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
08/11/2007
Geografia, História, Matemática
Ensino Fundamental - Anos Finais
29
Cacília Nogueira Batista
FRANCISCO RIGOLIN PADRE | SP | Salto | Estadual





-Permitir ao educando identificar termos preconceituosos e refletir sobre o racismo "velado" no Brasil.
-Aumentar a auto-estima dos alunos afro-descendentes
-Promover o "despertar" do educando para a diversidade da raça humana e assim o respeito pelas d

-Aula demonstrativa das peças do xadrez, sua história, o objetivo do jogo e o movimento das peças; -Exibição do curta-metragem "O xadrez das Cores"; -Reexibição do curta para anotação das palavras que os alunos perceberam como sendo preconceituosas; -Conversa logo após a reexibição sobre as palavras anotadas; -Debate sobre o tema Racismo/Preconceito; -Análise da música "Racismo é burrice" de Gabriel O Pensador; -Exposição de imagens seguidas de frases(feitas pelos alunos)abordando o tema debatido.

Levei o jogo de xadrez para a classe e os educandos demonstraram muito interesse. Pedi, então, para aqueles que sabiam jogar ensinarem aos demais as regras do jogo, os objetivos, as peças mais importantes...Foi um momento muito proveitoso! Disse a eles que iríamos assistir "O xadrez das cores" e pedi para que pensassem qual assunto o filme abordaria. Foram unânimes em afirmar que era um filme sobre o jogo em si. Qual não foi a surpresa quando assistiram o curta!Os meninos reprovaram veemente a atitude da patroa preconceituosa e vibraram com a virada do jogo por parte da empregada. Pedi, então, que assistíssem novamente o curta e que anotassem as palavras preconceituosas utilizadas pela patroa. Logo depois falamos sobre essas expressões, sobre a maneira que cada um se relaciona com o preconceito, sobre piadas racistas e todo o ambiente preconceituoso que envolve nossa sociedade. Fizemos um debate mais profundo sobre o tema, com alguns alunos até relatando momentos em que foram alvo de racismo. Analisamos as palavras de Gabriel Pensador na música "Racismo é Burrice" e em seguida os alunos produziram imagens e frases contra o preconceito em nosso meio, que serão expostas na escola no dia 20/11, Dia Nacional da Consciência Negra. O relato deste projeto ficaria muito limitado se falasse apenas de aspectos operacionais, já que o curta é mais que isso: leva-nos a uma reflexão intensa! As palavras que ouvi dos alunos talvez mostrem que um assunto tão sério é algo que pode, e deve, ser discutido em sala. "O Xadrez das cores" ficará na memória de todos. Percebi como puderam degustá-lo e desejaram aplaudí-lo...O projeto não foi só "mais um", dando-nos a certeza de que a reflexão sobre o preconceito leva a um caminho onde podemos viver melhor, onde olhamos para o próximo e enxergamos nele um pouco de nós mesmos.