Relato de atividade em sala de aula

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Visualizações |
Vote aqui
Negócio Fechado
16/10/2008
Filosofia, História, Sociologia
Ensino Fundamental - Anos Finais
25
Pollyanna Paiva Santos Rocha
CEEFMTI ANTONIO ACHA | ES | Mimoso do Sul | Estadual





OBJETIVO GERAL:
* Entender o contexto da Revolução Industrial e as transformações a partir dela.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Visualizar com a exibição do filme "Negocio Fechado", o tempo da natureza e o tempo do relógio;
 Identificar os diferentes tipos de sociedade (rural e urbana) e como o "tempo" é diferente em cada uma delas;
 Entender como a Revolução industrial modificou essa questão do tempo, do trabalho e da própria cultura na sociedade.

ESTRATÉGIAS  Aula expositiva com o livro didático abordando a questão do cotidiano durante a Revolução Industrial;  Exibição do filme "Negócio Fechado";  Discussão sobre o tempo e a importância dele para cada personagem;  Atividade construída sobre o tempo da natureza e o tempo do relógio na vida de cada um atualmente;  Atividade com um trecho de um texto de Friedrich Engels sobre a solidão das multidões nas grandes metrópoles. OBS: Essa é só a parte do planejamento que envolveu o filme e seu tema dentro da Revolução( tempo e sociedade)

RESULTADOS Esse curta-metragem é muito bom para entender a questão do tempo, eu sempre uso desta forma em vários planejamentos. No caso da Revolução Industrial as crianças puderam identificar como o tempo dos camponeses era regido pela natureza e pelas tarefas diárias (hora de amanhecer e anoitecer, hora de plantar e colher, arrebanhar o gado, etc.). Sem pressa! Com as transformações trazidas pela Revolução Industrial o "tempo passou a ser dinheiro", os operários nas cidades passaram a conhecer a disciplina do relógio, todos passaram a ter muita pressa. Isso é perfeitamente visível nos personagens do filme e ficou mais fácil entender o contexto da época e o impacto que a revolução teve na vida das pessoas. O curioso sempre é o desfecho da história que dá muita polêmica! Eu consigo mostrar para eles como a nossa sociedade é consumista e busca prazeres imediatos e quanto somos fruto da revolução industrial, oo passo que antes, ou melhor, a cultura do meio rural, do interior dá, ou pelo menos dava, um valor diferente para o tempo para as relações pessoais e até comerciais, onde não é o dinheiro que importa, mas sim o prazer de fechar um bom negócio. Muito bem construído esse curta-metragem!