* Dinamizar o processo de ensino aprendizagem utilizando as tecnologias áudio visuais.
* Usar o vídeo como recurso para trabalhar a Discriminação racial e o preconceito;
* Estimular a reflexão e a capacidade dos alunos de se posicionarem
criticamente diante de uma situação como o racismo e o preconceito;
* Sensibilizar o olhar do aluno para a linguagem áudio visual.
* Contribuir para que
o aluno crie uma imagem positiva do negro.
* Favorecer a auto-estima do aluno.
1º Passo: Exibição do curta "O Xadrez das Cores" para meus alunos na sala de vídeo. Após o vídeo os alunos em duplas fizeram um comentário por escrito sobre o que acharam do vídeo. Cada dupla me entregou seus comentários. Depois abrimos a discussão para toda a sala e os alunos fizeram comentários a cerca do vídeo. A minha intervenção ocorreu com perguntas tais como:
-Vocês acham que existe alguma relação entre o jogo de xadrez e a situação mostrada no vídeo?
-Quais os termos pejorativos usados pela patroa quando ela se voltava para a empregada?
- As duas personagens principais realmente tinham histórias parecidas?
-Qual foi a transformação que a emprega fez no seu quintal?
-Que lições podemos retirar após termos assistido a esse curta?
2º passo:Divisão da classe em grupos com uma tarefa:
Grupo 1: Um comentário sobre como a mídia mostra o negro.
Grupo 2: Fazer uma poesia sobre o negro
Grupo 3: Dramatizar a História: O vendedor de balões.
Grupo 5: Falar sobre a História de Zumbi de Palmares.
Grupo 6: Compor um samba ou Rap sobre o negro.
Os alunos tiveram cinco aulas para discutirem com seu grupo como apresentariam seu trabalho. Acompanhei cada grupo, dando sugestões a eles.
3º passo: tempo de duração é de 15 minutos para apresentação de cada grupo.
Apresentação dos grupos. Neste dia filmei as apresentações dos alunos e eu adorei as apresentações!
4º Passo : Avaliação do trabalho
Percebi que meus alunos realmente entenderam o vídeo e refletiram sobre ele. Surpreendi-me com os comentários, alguns alunos choraram em alguns trechos do vídeo, outros riram muito ,outros odiaram a patroa,enfim todos amaram o que viram. A discussão após o vídeo foi de alto nível, fazendo-me perceber que meus alunos possuem um potencial muito grande quando os deixo colocar suas opiniões e conclusões e o vídeo é um ótimo recurso para oportunizar esse momento. A avaliação é satisfatória: basta ver a participação dos alunos durante o processo, que foi ótima! Segue um dos comentários mais críticos, do qual gostei muito, realizado pelos alunos Silvano e Márcia (1ºB):
"Vendo o filme você encontra a discriminação racial, social e política. Você percebe o quanto é difícil ser negro e pobre neste país. No filme uma mulher negra foi contratada para cuidar de uma mulher idosa enquanto o sobrinho da mesma viajava.
A mulher só queria ser cuidada por uma pessoa branca pois, na cabeça dela, o negro não prestava e só roubava. Mas com o passar dos dias a negra demonstrou que o negro não nasceu só para servir e com atos e atitudes mudou a forma de pensar da patroa. No quintal onde morava, onde as crianças só brincavam de polícia e ladrão e como ela já havia perdido um filho para o tráfico e riminalidade, levou o jogo de xadrez (que aprendera na casa onde trabalhava),ensinou a regra às crianças e foi um sucesso. As crianças deixaram de brincar de guerra e passaram a jogar xadrez. Na casa da senhora branca, a negra voltou a trabalhar , e a patroa passou a enxergá-la com outros olhos ,reconheceu o seu valor, passou a ser respeitada com dignidade e honra.
Pena que nossa sociedade é tão insensata perante o negro e o pobre. A educação é um sonho individual, mas quando sonhamos juntos, esse sonho se torna realidade".
por isso tudo, agradeço a oportunidade de participar desse projeto.