Relato de atividade em sala de aula

OS BICHOS QUE VIVEM PERTO DE MIM

Visualizações |
Vote aqui
Bichos Urbanos
24/11/2007
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
18
Orvania Cardoso Faria
EM SERAFICO DA NOBREGA | PB | João Pessoa | Municipal





Conhecer sobre os animais que vivem nas cidades. Debater sobre o respeito e o cuidado que devemos ter com os animais.

Diante de tantos pedidos para voltarmos a assirtir outro filme (depois da experiência com Velha História), combinei com os alunos para assistirmos Bichos urbanos. Primeiramente iniciei uma conversa informal e questionei sobre o assunto, para aguçar a curiosidade sobre o filme, buscando os conhecimentos prévios e circulação das informações. Depois fomos para a sala de vídeo da escola assistir o filme. Após a exibição, iniciamos um debate sobre o mesmo, onde algumas das informações levantadas anteriormente foram confirmadas, outras não. O debate serviu para fortalecer as idéias de valores como respeito e cuidado pelos animais, principalmente daqueles que estão no cotidiano das pessoas, na cidade, pelas ruas, às vezes sem dono. Foram citados dentre os animais urbanos alguns, normalmente vistos como rurais, que vemos muito em nossa cidade, como o cavalo e a égua. São animais utilizados como fonte de trabalho e que muitas vezes não recebem os cuidados necessários. Os alunos também falaram da Bica (Parque Arruda Câmara), um zoo-parque de nossa cidade onde habitam várias espécies de animais. Após o debate, pedi a produção de um texto individual com o tema: adote um animal e a apresentação livre das histórias.

Os resultados do trabalho foram positivos. O exercício de expressão oral tem apresentado avanços. Crianças que tinham vergonha de falar em público, falaram do filme com facilidade e segurança. Foi interessante os alunos terem destacado vários detalhes da cidade do Rio de Janeiro que aparece no filme e que eles não conhecem. A produção de texto saltou em qualidade: textos articulados, ampliados e bstante criativos. Reconhecço o crescimento da turma em maturidade crítica com relação a esse assunto após o trabalho realizado com o filme citado.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação