Relato de atividade em sala de aula

DO QUE REALMENTE EU NECESSITO?

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
08/10/2008
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
45
Wilton de Assis Malosti
ESTADO DE ISRAEL NUCLEO EDUCACIONAL CRECHE | SP | Diadema | Privada





O uso do filme teve como ojetivo a reflexão sobre essa questão séria em nossa sociedade, que é o consumo exagerado de bens, partindo das nossas ações, contribuindo ou combatendo esta tendência cada vez mais comum.

1° dia: primeiramente, li com os alunos o texto "Consumismo" (retirado do site escrito por Claudia França) e pedi que respondessem três questões que ele traz, referentes a identificação de uma pessoa consumista (que está passando dos limites), porque ocorre este descontrole e quais as conseqüências de um consumismo desenfreado. Em seguida, os alunos falaram sobre suas respostas em voz alta, sendo que realizamos um debate sobre estas respostas. 2° dia: neste dia passei aos alunos o curta "Ilha das Flores", após o vídeo realizamos um debate sobre as situações vistas e sobre situações diárias (desperdício de alimentos, poluição, desigualdade social, etc.). Em seguida, os alunos foram divididos em grupos e pensando nas situações discutidas pedi que montassem cartazes que trouxessem os problemas e na seqüência possíveis soluções (poluição, reciclagem de papel, aparelhos eletrônicos e aparelhos eletrônicos). 3 ° dia: o tema desta aula foi "O que é realmente necessário em minha vida?", montamos um cartaz no qual os alunos desenharam o contorno do seu corpo no papel. Pedi a eles que dentro desta silhueta colassem coisas (recortadas de revistas) que acreditassem ser essenciais para que pudessem viver - água, comida, carros, etc. - cada um com sua resposta. Ao terminar, colamos o cartaz na lousa e cada um apresentava a "sua pessoa". Após as apresentações realizamos uma discussão sobre o que foi colocado, avaliando se realmente é necessário ou se era apenas um luxo. 4 ° dia: pedi aos alunos que trouxessem reportagens sobre consumismo (ou pesquisassem em jornais e revistas que ficam na sala). Ao terminarem, apresentaram para os colegas o que encontraram, sendo que fizeram um resumo das mesmas para que pudessem lê-las. Na seqüência, iniciamos a montagem de uma letra musical que mostrasse esses problemas e as possíveis soluções para apresentarmos aos alunos mais novos. Nosso "batuque" foi feito com latas velhas e garrafas "pet" confeccionadas por nós mesmos.

Nossa turma é composta pelos alunos mais velhos do Projeto e sempre foram cobrados para dar bons exemplos, após este trabalho eles começaram, por conta própria, a se "fiscalizar" e a "fiscalizar" os alunos mais novos em relação a desperdício de alimentos, de água, etc.