Relato de atividade em sala de aula

CONSUMO DO LIXO OU O LIXO DO CONSUMO?

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
17/11/2008
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
33
vivian caroline
SESI 297 CENTRO EDUCACIONAL | SP | RIBEIRAO PRETO | Privada





Propor em sala de aula uma discussão para que os alunos se percebam como agentes do momento histórico em que vivem, no qual a propaganda é parte fundamental para consumo, muitas vezes desnecessário e reflitam sobre as conseqüências que este ato possa acarretar para o futuro, tanto no desenvolvimento tecnológico, atendendo uma demanda cada vez maior, quanto aos problemas ambientais que este fato possa acarretar.
Desenvolver a capacidade reflexiva quanto as reais necessidades de consumo, evitando ser envolvido por merchandising e compra desnecessária e assim atentar-se ao desperdício de matéria orgânica (utilizadas na fabricação do produto) e ao lixo útil.

1ª.aula- Questionei a importância do dinheiro, ouvi respostas e mostrei a capa do livro "Como fazíamos sem..." de Bárbara Soalheiro. Nele há textos sobre a vida cotidiana sem alguns recursos tecnológicos. Li trechos. Propus que pensassem sobre transformações e permanências do dia-a-dia e que registrassem suas opiniões em uma folha com espaço para socializar com os pais e estes interferissem trazendo mais dados 2ª.aula - Pedi que lessem as informações trazidas e listassem quais tratavam de relações de consumo. Questionei: "Tudo o que consumimos precisa ser comprado? Como viviam sem tais recursos?" Aproveitei para elaborar uma tabela dos produtos alimentícios preferidos. Como tarefa listaram todos os alimentos consumidos durante aquele dia. 3ª aula-Coloquei no flipchart uma tabela contendo a lista dos alimentos preferidos, construímos uma outra com a lista dos produtos consumidos e observamos a diferença entre o gostar e o necessitar. Inseri o tema desigualdade social através da alimentação. 4ª. aula- Visita a um mercado: Procuramos relógios expostos,observamos a distribuição dos produtos, comparamos preços de produtos similares e anotamos as características de um rótulo observado. Discutimos cada item e os motivos para as repostas encontradas. Entreguei recortes de propaganda, questionando os elementos da mesma, de modo que percebessem as intenções implícitas. Apresentei em transparências algumas imagens do livro "O mundo acabou" de Alberto Villas que contém propagandas antigas e famosas e pedi que as analisassem. Concluímos com uma produção de texto com o tema: "O que acontece com o produto usado, quando compramos um similar novo? 6ª. aula Após a leitura dos textos exibi: "Ilha das flores", Intigando os alunos a pensar sobre desigualdade social, comparando o curta com os textos que produziram. Retomei as hipóteses levantadas, sensibilizando para o consumo desenfreado, suas conseqüências para o meio ambiente e a necessidade da propaganda conscientizadora.

Os objetivos propostos foram amplamente atingidos, como pude verificar por meio das avaliações, minha e dos alunos, pois eles passaram cuidar melhor até do lixo que produzem durante os recreios e na forma de se alimentar. Passaram a utilizar gráficos e tabelas para interpretar dados, fatos e fenômenos do cotidiano. O tempo estipulado foi exatamente o que utilizamos, porém alguns imprevistos como Campanha contra a Dengue, teatros e visitas inesperados fizeram com que nos apressássemos um pouco. Encontrei dificuldades quanto à indisciplina de alguns alunos que mostravaram- se preconceituosos com o tipo de vida que cada um possui e seus bens, que solucionei retomando os combinados da turma realizados no inicio do ano. Alguns pais não autorizaram seus filhos a ir ao mercado com a turma, então propus que fossem com as famílias para que ninguém se sentisse excluído. Os alunos se mostraram bastante participativos, cumprindo com as tarefas dando opiniões (mesmo que fora de hora, ouvi muitos ECA!, CREDO!, OBA!). Este curta, ao final, mostrou que podia servir não só para tratar de consumo, reciclagem, mas também desigualdade social, respeito às diferenças e meio ambiente.