Relato de atividade em sala de aula

A DEMOCRACIA BRASILEIRA

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Dadá
09/07/2009
História
Ensino Médio
40
ROSYJANE PAULA FARIAS SANCHES
CENTRO DE ENSINO GRACA ARANHA | MA | Imperatriz | Estadual





Conhecer a realidade do povo brasileiro no período do regime militar; Refletir sobre as informações contidas nas cartas escritas por Henfil sobre as mudanças cotidiana da vida urbana; Discutir os diversos relatos dos amigos do Henfil que lutaram e vivenciaram o período mais crítico do regime militar no Brasil;

Trabalhamos inicialmente o conteúdo do REGIME MILITAR NO BRASIL nos aspéctos políticos, sociais e econômicos, para isso os alunos fizeram a leitura no livro didático. Em seguida buscamos informações novas em pesquisas feitas no laboratório de informática, já que uma única fonte de pesquisa não é suficiente para uma discussão tão ampla como é o Regime Militar no Brasil. Após essas pesquisas os alunos foram distribuídos em equipes para que fizessem socializasse com os demais colegas as informações interessantes encontradas na pesquisa. Na aula seguinte assistimos o CARTAS DE MÃE que através das cartas feitas para a mãe e dos depoimentos dos amigos de Henfil tiveram a oportunidade de perceber o que os jovens que lutaram por uma democracia de fato e não de nome. Após assistirem o vídeo abrimos para a socialização do que viram, ouviram e sentiram em Cartas de Mãe.

A experiência foi relevante, pois permitiu que os alunos vivenciassem o regime militar com diferentes olhares, unindo livro didático, pesquisa na internet e o DVD Cartas de Mãe permitindo assim, que os alunos se sentissem mais próximos do assunto estudado. Os alunos avaliaram no final o trabalho realizado inclusive o material de apóio. A avaliação foi positiva

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