Relato de atividade em sala de aula

OFICINA DE LEITURA: "TRATAMENTO DO LIXO"

Ilha das Flores
24/03/2008
Ciências, Geografia, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
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FLÁVIO LUIZ GABRICH SILVA



O trabalho pautou-se nos seguintes objetivos: conceituar lixo e coleta seletiva; relacionar o lixo com o papel dos microrganismos e de uma ampla fauna (vermes, larvas, insetos, moluscos) na decomposição de alimentos, restos de seres vivos e outros materiais; discutir sobre a relação dos problemas sociais com os problemas ambientais, particularmente sobre o setor da população que vive do lixo; discutir a questão do lixo na sociedade contemporânea, da má distribuição e desperdício de alimentos, da desigualdade social.

Exibição do curta "ILHA DAS FLORES". Dinâmica: cada aluno tinha que acender um fósforo e enquanto o palito queimava tinha que dizer o nome, as coisas que gostava e as expectativas em relação à atividade. Depois eles foram divididos em grupos para responder às perguntas: Qual o caminho do tomate ao longo do vídeo e quais pessoas que estiveram envolvidas com o destino dado a ele? Por que os seres humanos da Ilha das Flores são marginalizados? O que pode ser feito para que tenham acesso à alimentação, saúde e moradia? Baseado no filme, o que é o ser humano? O que pode ser feito para reduzir o desperdício de alimentos em nossa sociedade e fazê-lo chegar àqueles que dele necessitam e não podem comprá-lo? A destinação final do lixo (no filme) foi correta? A partir das respostas dos alunos iniciou-se um debate. Depois foram passadas aos alunos as definições de: Lixo; Tipos de lixo; Problemas do lixo; Tempo de degradação de alguns materiais. Os alunos se reuniram para pesquisar sobre o assunto e responder sobre a questão do lixo em Santa Luzia. Para nortear os trabalhos foram fornecidas as seguintes questões: Qual a destinação do lixo na cidade? Qual é a relação entre a realidade do filme e a de Santa Luzia? Quais as alternativas para se solucionar o problema do lixo? O que você faz no seu dia-a-dia para que os problemas do filme não aconteçam em sua comunidade? Quanto lixo é produzido em sua cidade? Considere que cada pessoa produz, em média, 750g de lixo por dia. A partir desse dado (Você considera esta uma boa estimativa do lixo produzido em sua casa? Como você pode conferir esse dado? Procure avaliar quantas toneladas de lixo por dia são produzidas na cidade. Investigue como sua cidade resolve o problema do lixo. Você considera adequada a destinação dada ao lixo em sua cidade? O que você sugere para resolver o problema? Nas aulas seguintes, cada um dos grupos apresentou suas conclusões e encaminhamentos sobre a questão do lixo na cidade de Santa Luzia.

A atividade fez parte de um projeto realizado, quinzenalmente na Escola Municipal "Dona Quita", intitulado "Oficina de Leitura", onde cada professor, independente da disciplina ministrada, trabalha portadores de textos durante 02 aulas consecutivas em determinada turma. Nessa oportunidade trabalhou-se com o curta "Ilha das Flores" em uma turma do 7º ano e essa Oficina foi o início de um projeto que, além das 02 primeiras aulas, precisou de mais outras 02 para sua conclusão. Como dito anteriormente, o trabalho foi realizado em 01 turma de 7ª série durante 04 aulas. A atividade foi um instrumento importante para evidenciar a complexidade do problema do lixo, que é ambiental e social. Ainda mais se considerarmos a cidade de Santa Luzia, onde encontramos recursos naturais (como o Rio das Velhas, por exemplo) que estão sendo degradados. Vivemos a era do conhecimento e, ao mesmo tempo, da ignorância, da riqueza e da miséria desmedida. Cenários contrastantes: de um lado uma geração sendo "consumida" pelo consumismo, de outro, moradores como os que habitam a Ilha das Flores. Essa realidade no qual impera a violência vai anestesiando-nos e tornando-nos vítimas passivas do cotidiano. É nesse cenário que nossas crianças e adolescentes são imbuídos da certeza de que nada pode ser feito para reverter a situação. Filmes como o "Ilha das Flores" atuam como um momento em que se congela a realidade e o confronto é inevitável. Em um confronto entre teoria e prática, a proposta é estabelecer uma relação entre as bases do capitalismo e a situação apresentada pelo filme. Constatando o envolvimento dos alunos com o trabalho proposto, pude perceber que os alunos mostraram-se bastante empenhados na sua realização. Foi um trabalho dinâmico, que envolveu a participação de todos.