Relato de atividade em sala de aula

O XADREZ DAS CORES

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
24/03/2008
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
38
MARIA HELENA LIMA CAIRES
COLEGIO ESTADUAL JOAO VILAS BOAS | BA | Livramento de Nossa Senhora | Estadual





Fomentar a discussão acerca do preconceito racial;
Debater os temas: preconceito racial e social;
Desenvolver habilidades de expressão e argumentação orais.

Inicialmente foi apresentado o vídeo aos alunos e, na sequência foi solicitado os devidos comentários, a fim de fomentar a discussão do tema. Em seguida foi apresentado um texto Luís Fernando Veríssimo, intitulado "Povo", para que os alunos fizessem uma comparação e identificassem semelhanças entre o texto e o vídeo, uma vez que os dois gêneros textuais abordam o mesmo tema. Alguns aspectos do filme foram analisados, como por exemplo: o porquê do título; semelhanças entre o jogo xadrez com o enredo. Argumentações sobre problemas sociais: marginalidade, desemprego; menor abandonado, aborto, etc.

O tema é bastante cuidadoso para se trabalhar nas escolas, pois há um número considerável de pessoas negras, as quais, muitas vezes, sentem-se em evidência quando se discute o tema. Inicialmente, o filme cativa pelo seu lado cômico ao trabalhar o assunto e,pouco a pouco, prende a atenção mais ainda por conta da intensidade da problemática social que envolve as personagens. Foi indagado pelo professor se algum aluno conhecia as regras do jogo de xadrez, pedindo-se que fizesse um breve comentário para os colegas, a fim de se analisar melhor o título do vídeo. Foi uma explanação bastante proveitosa, pois houve um aluno que soube comparar a dimensão entre o jogar xadrez (que necessita muito cuidado, concentração) e analisar certos problemas, a exemplo, o preconceito racial, bem enfocado no filme.Quando fizemos a análise entre o sobrinho e as duas empregadas na vida daquela senhora, houve quem disse que a quem ela mais desprezava representava um alicerce na vida dela. Também falamos um pouco sobre a luta dos negros, seu processo de escravidão, abandono.Oportunamente comentamos sobre outros preconceitos e discriminação, a questão do idoso, abandono de crianças e a consequente marginalização das mesmas, etc. O filme, por sua vez foi capaz de despertar o lado crítico e propiciar oportunidades de discussão que se tornaram proveitosas durante a aula. A fim de reforçar a discussão, selecionamos alguns alunos para gravarmos um clip utilizando a música de Chitãozinho e Chororó "Menino de Rua" para ser apresentado nos eventos culturais da escola.