Proporcionar aos alunos a oportunidade da desconstrução dos processos discriminatórios e das estratégias do preconceito, construindo uma identidade, singular, que proporcione formas de valorização das relações étnico-raciais. Propiciar a aprendizagem da convivência numa sociedade onde as relações serão fundamentais para a transformação ética do ser humano.Informar por meio do curta, de autoria de Mauro Schiavon, "O xadrez das Cores", como são baseadas as relações entre os segmentos raciais negros e brancos.Utilizar-se da temática abordada no filme para manifestar reflexões sobre a discriminação e o preconceito racial.Discutir questões culturais dos negros no Brasil e sua contribuição para a formação do povo brasileiro.
A metodologia utilizada fundamenta-se na proposta do curta, de autoria de Mauro Schiavon, "O xadrez das Cores", como instrumento de reflexão e de mudança de comportamento, por meio da discussão não velada dos problemas de discriminação e preconceito racial, contemplando a construção de cidadãos para o século XXI, "aprendendo a fazer, a conhecer, a conviver e a ser."
Utilizei uma proposta interdisciplinar como prática educativa e de transversalidade como estratégia didática, valorizando a diversidade como instrumento de transformação dos indivíduos. Em Língua Portuguesa, trabalhei com textos informativos, livros infantis sobre a temática construindo produções de texto. Em História trabalhei com a discussão sobre a formação do povo brasileiro e a contribuição da população negra no Brasil. Em Matemática discutimos os índices do IBGE, enfocando a comunidade ao entorno da escola e sua situação sócio-econômica. Em Geografia discutimos porque as populações negras, em sua maioria, se concentram nas periferias, especificamente, no bairro Cidade Aracy, da comunidade escolar. Em Ciências, as contribuições das populações africanas em relação às formas de tecnologia utilizadas. Em Educação Artística, a construção da identidade de cada um, por meio do desenho, focando as relações étnico-raciais das populações do bairro. Os temas Transversais abordados foram Pluralidade Cultural, Ética e Trabalho e Consumo
Dramatizar situações de manifestações preconceituosas da personagem D. Maria para com a empregada Sra. Cida, fez com que as crianças discutissem sobre o comportamento das personagens, refletindo sobre a ética em suas relações com os outros alunos da escola. Em situações do dia-a-dia da escola, notamos que as conversas eram sobre as formas de valorização das identidades, onde os alunos pertencentes ao segmento racial negro, manifestaram sua auto-estima, sua auto-imagem e o orgulho de seu pertencimento; os alunos do segmento racial branco se relacionaram de forma a valorizar os relacionamentos inter-raciais. Nos registros em desenhos, percebemos que os alunos negros se auto-retratavam com a cor marrom, passando a valorizar sua identidade, não tenho vergonha de se auto representar como negros. Nas dramatizações, os alunos brincavam reorganizando, ou relendo novas formas de relacionamento sob aspectos positivos.O trabalho foi desenvolvido com a duração de um mês, valorizando o impacto que as relações entre patroa e empregada discutidas no Curta, causaram nos alunos e enfatizando seus comportamento. Em seguida, fizemos a dramatização da proposta da temática do filme em situações cotidianas dos alunos. Depois, a discussão sobre as relações de discriminação e preconceito na sociedade em que vivemos, finalizando, com a produção de textos e desenhos numa proposta de mudança reflexiva e de comportamento.
Trabalhei a partir do pressuposto de que os alunos estão em processo de desenvolvimento e tem condições de aprimorar-se, refletir e comportar-se a partir de novas formas de relações na nossa sociedade.