Relato de atividade em sala de aula

POBREZA OU COMODISMO?

Ilha das Flores
10/09/2008
Filosofia
Ensino Médio
150
Kelly Pereira de Oliveira



Compreender o conceito da "teoria do caos"" e sua relação com o cotidiano, onde tudo tem relação com tudo e tudo afeta tudo, ou seja,a idéia de que o agir do ser humano deve ser sempre voltado ao comportamento ético, pois só assim não atingirá tão negativamente outros seres. Conscientizar os alunos para a total falta de valorização do ser humano que vive abaixo da miséria e questioná-los se realmente pode-se mudar algo ou não, ou seja, pode-se considerar pobreza e falta de recursos ou comodismo. E finalmente, provocar reflexões sobre o que leva o ser homano a aceitar essa situação "des-humana".

Após assistirem ao filme construiram um texto subjetivo dizendo o que é liberdade, e se ela existe em seu dia-a-dia. Depois fizeram a leitura dos textos de Guilherme de Ockham, Etienne de La Boétie e Jean-Paul Sartre, filósofos que estudaram sobre a liberdade. Foram organizadas discussões em grupo sobre as diferenças e semelhanças nos textos, a noção de teoria do caos analisada no filme e qual o papel do ser humano enquanto "Ser" responsável por suas ações e atos.

Creio que com esse trabalho ampliamos a conscientização sobre efeitos das ações pessoais no mundo, ou seja, a sua existencia é sinônimo de liberdade e liberdade de responsabilidade. Assim conseguiram observar em sua própria realidade esses elementos, juntamente com o conceito da teoria do caos brevemente analisado. Os alunos questionaram-se muito em relação ao comportamento do homem passivo frente aos acontecimentos. O que gerou a dúvida: Pobreza ou Comodismo?