Relato de atividade em sala de aula

A VISÃO VEM DA ALMA

Visualizações |
Vote aqui
30/10/2008
Língua Portuguesa, Geografia
Ensino Fundamental - Anos Finais
41
gildete alcantara da silva
ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA | PB | Cabedelo | Municipal





Identificar habilidades que possam ser desenvolvidas usando outros sentidos,estimulando o respeito com os deficientes físicos.
Proporcionar aos educandos a oportunidade de refletir sobre a questão desiguladade social e cultural.Despertar o gosto pelo ci-
nema, incentivando os alunos a assitir os filmes e analisá-los.

Antes da exibição do filme pedi para que os alunos analisassem o tema e falassem o que para eles significa o titulo "A pessoa é para o que nasce." Perguntei aos alunos o que eles entendem por deficiência . Após a exibição do filme fizemos vários debates em sala. Na aula seguinte, dividimos a turma em grupos para que cada grupo formulasse perguntas do tipo: Você imagina quantas pessoas com deficiência existem no Brasil?Quantas pessoas passam necessidade no Brasil? Como você aceitaria uma pessoa deficiente na sua casa? A nossa cidade estar adaptada para uma pessoa deficiente? Uma pessoa deficiente pode exercer funções normais em uma empresa? Do que você pode ser capaz? Realizaram as seguintes tarefas com os olhos vendados : modelagem em argila,desenhos,pinturas e uma apresentação de dança.Os alunos criaram uma música falando sobre o tema.

A exposição da realidade trouxe para os alunos a consciência sobre as dificuldades que as pessoas deficientes enfrentam no seu cotidiano. Os alunos ficaram muito impressionados com a alegria e perseverança das irmãs cegas,apesar de todas dificuldades. Percebi um maior respeito com os deficientes e um maior interesse por atividades executadas na sala de aula. Tiveram a consciência que as pessoas deficientes também podem estudar, trabalhar e devem ser tratadas com respeito. Os alunos puderam refletir sobre as condições de desigualdade que algumas pessoas vivem em nossa sociedade. Alguns alunos que não produziam em sala de aula tiveram um melhor aproveitamento. Houve um desenvolvimento crítico em relação a temas polêmicos e as discussões em sala de aula foram muito construtivas.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação