Relato de atividade em sala de aula

ANTIGOS E MODERNOS

Visualizações |
Vote aqui
A Velha a Fiar
27/08/2008
Biologia, Língua Portuguesa, Matemática
38
Gilberto Fernandes
PECON DE BOTELHOS | MG | Botelhos | Estadual





Comparação dos ambientes rural e urbano; descoberta da matemática em relaçao com outras disciplinas; a tecnologia como meio de informação e atualização de recursos materiais; desenvolvimento de atividades pedagógicas variadas nas diversas disciplinas à partir do mesmo filme; atividades relacionadas à preservação do meio ambiente.

Apresentação do filme; Orientações para relatórios e observações pertinentes; Elaboração de questões envolvendo as diferentes situações observadas; Discussões relacionadas aos temas abordados; Confecção de bonecos e trabalhos referentes às pesquisas; Apresentação dos trabalhos; Avaliação.

Antigos e modernos (A velha a fiar) Trabalhando com uma turma de alunos, no curso normal superior da UNIPAC, em Botelhos, ministrava aulas de matemática e para variar um pouco as aulas, propus aos alunos que fizéssemos uma atividade diferente: como trabalhar com o conteúdo de um curta em sala de aula.Passei o filme "A velha a fiar", pedindo aos alunos que somente assistissem com bastante atenção aos detalhes. Passei novamente o filme, pedindo aos alunos que levantassem todas as situações possíveis para se tornarem atividades interdisciplinares.Surgiram várias idéias, que depois de analisadas e discutidas, transformaram-se em pesquisas e painéis informativos. Questões abordadas no filme: 1- As diferentes formas de vida: comparação entre a monotonia da vida rural e a agitação da vida urbana. 2- Formas geométricas destacadas nas imagens: a teia da aranha, a roda de fiar, os móveis,etc. 3- As profissões que estão sendo abandonadas, como fiação na roda, os seleiros, carreiros, ferreiros. 4- As antiguidades: começando pela roda de fiar, foram apontados vários tipos de móveis que podem ser considerados como antiguidades e que hoje estão sendo usados como adornos em algumas casas. Também visitamos o museu e colhemos informações sobre patrimônios e tombamentos. 5- Relação entre os animais: úteis e nocivos, doenças transmitidas pelos ratos e moscas e cadeia alimentar. 6- Inclusão: situação dos idosos na sociedade - asilos - terceira idade - os avós. 7- Artesanato - ainda considerado fonte de renda para muitas famílias - Tipos de artes. - as bordadeiras. 8- Fogo: Incêndios, providências, prevenções de acidentes de trabalho - pesquisas e entrevistas. 9- Sequência: repetição rápida e memorização - jogo da memória, aliteração e trava-línguas. Após essas atividades, passei o filme "A vó a bordar" (cocoricó - TV cultura), que é todo apresentado por bonecos de EVA e espuma. Os alunos confeccionaram alguns bonecos e colocaram trabalhos expostos na escola.