Relato de atividade em sala de aula

POBREZA NÃO É DOENÇA?

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Ilha das Flores
24/10/2008
História
Ensino Médio
23
Guilherme Acássio da Silva
EEEM DR GERALDO MENDES DE CASTRO VELOSO | PA | Marabá | Estadual





Trabalhar a sensibilidade social; despertar a criticidade; mostrar exeplos de desigualdade social; despertar interesse pela ação politico-social na comunidade onde se está inserido. Ao utilizar "Ilha das Flores", pretendiamos trabalhar com nossos alunos a sensibilidade pelas questões sociais que lhes envolve e que muitas vezes passam despercebidas ou são voluntariamente ignoradas pelo simples fato de não se valorizar o que está próximo, o que é organico da comunidade; mostrar atraves do filme que a partir de coisas simples como uma compra no supermercado é possivel perceber o quanto a sociedade é desigual e, a partir dai, trabalhar ações que visem provocar mudanças na administração publica e privada que possam voltar-se para o acesso dos menos favorecidos aos bens ou produtos sociais.

Apos o filme, realizamos inicialmente uma produção de textos de carater livre, sem tema definido, cada aluno escolhe seu proprio tema a abordar. Em seguida a turma foi convidada a visitar o lixão da cidade para sentir in loco, como vivem os catadores de lixo; e foi orientada a redigir um documento à Camara Municipal da cidade reclamando providencias quando ao trabalho dos catadores, sugerindo a organização de uma associação e/ou cooperativa de catadores que podusse oferecer condições adequadas de trabalho e beneficiamento do lixo, para melhorar a renda e a saúde dos catadores. este ulitmo trabalho não foi realizado mas ficou como sugestão do coordenador.

O filme inicialmente provocou reações fortes nos alunos. alguns ficaram chocados ao ver as cenas apesar de reconhecerem que elas são vistas no dia a dia da cidade onde moram. Alguns brincaram com a realidade dos catadores - como é comum no Brasil, o brasileiro consegue rir até mesmo da propria desgraça, é o bom humor brasileiro. Outros alunos mais sensiveis as questões sociais, demonstraram indignação com atitudes como a do propietário das terras quando expulsa os catadores. Enfim, todos gostaram muito do filme e produziram textos fortes, nos quais expressavam suas emoções e sentimentos. Contudo, como não foi citado em nenhum momento pelo professor, nenhum aluno se preocupou com aspectos como meio ambiente, poluição.