Relato de atividade em sala de aula

UMA OUTRA VISÃO

Visualizações |
Vote aqui
A Velha a Fiar
30/11/2008
História, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
28
josilene justino de azevedo
ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA | PB | Cabedelo | Municipal





Trabalhar oralidade e linguagem escrita, diferenciando-as e destacando a importância de cada uma, a partir daí desenvolver nos alunos a habilidade de criar novos contos usando a relação oral-escrita, assim eles poderão ser mais autoconfiantes e ter a consciência de que têm a capacidade de produzir textos e inferir idéias coerentes.
Relacionar a seqüência de fatos exibida no curta a nossa realidade dando ênfase a hierarquia mostrada no filme (o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha...)
e que é vivenciada na escola, em grupo de amigos, em suas casas e na sociedade de um modo geral.

A principio levei a letra da música escrita em papel e distribui entre os alunos em dupla e cantamos juntos, no começo ficou meio sem jeito, mas depois foi melhorando em seguida fomos à sala de vídeo e assistimos ao curta metragem "A Velha a Fiar". Depois de assistirmos o filme iniciamos uma roda de conversa onde discutimos o tema que mais chamou a atenção dos alunos durante a apresentação do curta que foi a hierarquia de quem pode mais então eles ficaram comparando os acontecimentos seqüenciado do filme e chegarão a conclusão que e necessário estudar para que possamos ser alguém na vida e podermos ser independentes. Em seguida pedi que eles fizessem novas rimas e como o meu lema principal é que errando e que se aprende produzimos vários textos e juntos fizemos a correção deles.

O resultado dessa experiência foi diferente das outras já realizadas com outros curtas, pois os alunos tiveram outro tipo de interesse que foi o de estudar cada vez mais para segundo eles "ser alguém na vida" eles acharam que essa hierarquia do filme se comparando a vida deles, quanto mais eles estudassem melhor seria para todos teve um que até falou: "Eu vou estudar bem para quando eu crescer ser independente". Isso para mim foi muito gratificante porque vi despertar nas crianças um novo olhar para o mundo e querer ter um futuro melhor.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação