Relato de atividade em sala de aula

PORTA ABERTA A LEITURA

Clandestina Felicidade
29/12/2009
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
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josilene justino de azevedo



Incentivar o hábito da leitura e da escrita destacando a história da escritora Clarice Lispector abordada no curta, dando ênfase a sua condição financeira que apesar de acarretar dificuldades não a desestimulava. Fazer uma analogia com a ficção do filme e a realidade dos alunos que em sua grande maioria são oriundos de famílias com baixa renda, mostrando-lhes assim que a sua situação econômica não deve refletir em sua cultura.

1º Passo - Apresentar o filme aos alunos, 2º Passo- Abordar alguns pontos da vida da escritora Clarice Lispector que já destacados no curta, 3º Debater juntamente com os alunos as questões sócias e econômicas enfatizando as dificuldades que ela pode acarretar, assim como formas de superá-las, 4º Campanha de arrecadação de livros usados entre alunos e toda comunidade escolar, 5º Pusemos em prática um projeto intitulado "Brincando com a Leitura", onde 3 vezes durante a semana as crianças tinham a oportunidade de ler durante o recreio, para este projeto destacamos uma parte do curta a qual a personagem principal ler durante um passeio à praia. 6º - Produção de texto com a temática abordada pelo curta. 7º - Confecção e exposição de livretos escritos pelos próprios alunos.

Como resultado pôde-se observar que os hábitos dos alunos em relação a leitura mudaram, eles não a encaravam mais como uma atividade enfadonha, mas sim de forma descontraída e agradável, pois agora faz parte de sua rotina. Para mim (professora) foi de fundamental importância que os meus alunos tomassem gosto pela leitura, pois por se tratar de uma turma do 5º ano esse é um habito essencial, afinal agora terão mais contato com a literatura.