Relato de atividade em sala de aula

CONSTRUINDO E AVALIANDO AS RELAÇÕES

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
17/12/2009
Língua Portuguesa, Biologia
Ensino Médio
30
Laura Soares Maffei
ESCOLA DISNEYLANDIA | RJ | São Pedro da Aldeia | Privada





- Conhecer mais sobre uma realidade "tão próxima" e ao mesmo "tão distante" da deles, visto que pertencem a uma comunidade escolar em que a maioria é de classe média alta ou rica. - Estimular a reflexão quanto às diferenças sociais, quanto ao desperdício, quanto à nossa atuação na sociedade enquanto agentes transformadores da mesma. - Promover a valorização da vida. - Compreender o processo social e como é importante nossa atuação para interferir no mesmo. - Desenvolver a capacidade de contextualização através da relação dos temas previamente escolhidos com alguma cena do filme. - Exercitar a coerência e a capacidade individual de escrita através da produção de texto dissertativo sobre a relação encontrada.

- Introdução ao PROPEJ - Projeto Pensando Juntos. (projeto semestral interdisciplinar que podia atribuir pontuação em duas matérias)- Subdivisão da turma em grupos. - Escolha de temas livres sobre os quais estivessem dispostos a ler, para realizar trabalho científico defendendo suas idéias com respaldo teórico. - Temas escolhidos: meio ambiente, escolha profissional, mercado de trabalho, camada de ozônio e importância da química no currículo. - Exibição do filme. - Debate sobre os possíveis desdobramentos. - Escolha das linhas a serem defendidas. - Escrita do texto dissertativo. - Leitura e apresentação do mesmo seguida de debate com a turma.

A escolha do filme teve que ser bastante criteriosa, porque eu já possuia os temas: meio ambiente, escolha profissional, mercado de trabalho, camada de ozônio e importância da química no currículo. Tinha que encontrar algo que pudesse sensibilizá-los para auxiliar na formação integral e ao mesmo tempo estabelecer uma possibilidade de ligação com os temas que estavam abordando no projeto. O primeiro impacto vivido fora a percepção da realidade abordada no filme. Os alunos, que em sua maioria possuem uma condição social confortabilíssima, mostraram-se atônitos com o que viram. Em seguida, embora eu já houvesse cogitado os desdobramentos, eles foram na discussão, refletindo e estabelecento os links com os temas e em verdade eu tive apenas que mediar esta descoberta, ela praticamente aconteceu por si só. Rapidamente o grupo do "meio ambiente" puxou a questão do lixo; o da "camada de ozônio", também. Pronto dois grupos já sabiam como iriam fazer o elo entre o filme e o trabalho que já vinham pesquisando. Logo depois o grupo da "química" reclamou que ficaria difícil para eles, mas não demorou muito os outros alunos sugeriram a confecção dos perfumes.A partir daí, questionei as condições de escolha de profissão, o que eles achavam que poderia acontecer com aqueles indivíduos que disputavam o alimento com os porcos, quais as possibilidades que tinham de vislumbrar o futuro. Pronto! O grupo da "escolha profissional" decidiu enveredar por este caminho. As diferentes oportunidades que cada grupo social tem de melhorar suas condições de vida. Finalmente, o grupo que estudava o "mercado de trabalho" resolveu fazer uma linha da economia demonstrando várias profissões e sua relevância no processo industrial e econômico. As redações ficaram excelentes! E o objetivo maior do PROPEJ, que é promover a reflexão coletiva foi alcançado. A interpretação e leitura individual do mundo enriqueceram as escolhas e os textos!