Relato de atividade em sala de aula

EXPECTATIVA

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
17/10/2008
História
Ensino Fundamental - Anos Finais
8
avenir gomes
ESC EST EUCLIDES SERAFIM DE LIMA | GO | URUANA | Estadual





Mostrar respeito para com o próximo e exigir respeito para consigo; saber transmitir em nossas ações a consciência de lutar pelo espaço a que temos direito, lutar contra a discriminação, lutar pela igualdade racial. Refletir sobre em si mesmo e relacionar o filme com o cotidiano das trabalhadoras (domésticas) da comunidade uruanense; entrevistar algumas secretárias domésticas, relacionando o trabalho desenvolvido pela personagem Cida com sua realidade.

Os alunos assistiram ao filme fazendo anotações de partes que acharam relevantes. Fizemos uma mesa redonda e através de bate-papo, comparamos as tarefas desenvolvidas pela personagem Cida e as desenvolvidas no dia-a-dia pelas secretárias domésticas. Como produto final pedi para transcreverem as entrevistas e apresentarem (com o consentimento da entrevistada) a "História da Vida Real", no programa de Rádio na Escola, bem como depoimentos próprios a respeito do filme apresentados no Projeto Curta na Escola.

Ao fazer o convite para verem um filme pela Internet no Laboratório de Informática da Escola-LIE, ficaram ansiosos. Mas, assim que começou o filme O Xadrez das Cores, começaram a achar ruim. Quando escutaram e viram algumas cenas de preconceito, começaram a prestar mais atenção e a tomar partido, defendendo a personagem Cida. No final teve aluno que disse estar com os olhos cheios de lágrimas de emoção!!! Assim que terminou o filme, passamos à mesa redonda, onde ouvimos comentários do tipo "a questão racial no Brasil é amenizada e camuflada pelo mito da mestiçagem"; "se dizermos não ao que nos oprime, à injustiça que nos cerca e minarmos a tirania da discriminação, nós acabaremos com um modo desumano e muito mesquinho de lidar uns com os outros". Pude notar que os alunos entenderam o sentido da aula proposta e senti orgulho da minha profissão, dos meus alunos, de mim e da oportunidade que o Curta na Escola está nos dando, pois, são filmes simples, rápidos e com conteúdos riquíssimos que podem ser explorados em diversas áreas e lapidados por alunos que são verdadeiros diamantes, ávidos por adquirir a cada dia mais e mais conhecimentos.