Relato de atividade em sala de aula

DIVERSIDADE

Visualizações |
Vote aqui
Maré Capoeira
15/12/2009
História
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
24
Ieda Muniz Maranhão





Conhecer e compreender as raízes e manifestações culturais da raça negra para aprender a respeitá-la com suas diferenças e particularidades.

- Explicação e comentários sobre a raça negra; - Leitura de livros de historinhas sobre diversidade e sobre os negros; - Leitura e comentários sobre a capoeira; - Apresentação de capoeira por alguns alunos que a praticam; - produção de texto pelos alunos falando como vêem a questão negra; - produção de desenho pelos alunos sobre o que mais lhes chamou a atenção no filme; - músicas de capoeira; - relatório coletivo do filme; - relacionar o filme com o projeto desenvolvido pela turma, "Direitos das crianças"; - apresentação de um berimbau na sala de aula. - desenho do berimbau. - criação de uma historinha a partir do filme.

Todo o trabalho desenvolvido foi extremamente importante e foi possível perceber o entusiasmo e envolvimento das crianças desde o momento que iniciamos o trabalho. Todos se concentraram durante a apresentação do filme, coisa incomum, e só fizeram comentários após o final do filme. Foi visível a emoção e interesse dos alunos pelo filme. Percebi uma atitude de respeito e admiração de todos com a questão negra, ficando evidente o orgulho de cada um por ter um pouquinho, pelo menos, dessa raça. Acredito que conseguimos despertar e cada um dos alunos o respeito e amor por este povo, do qual fazemos parte, que trouxe tantas contribuições para a formação desta sociedade com tão rica e tamanha miscigenação. Os alunos se divertiram comentando as passagens do filme, desenhando e jogando capoeira. Até os alunos que não haviam tido contato anterior com a capoeira se arriscaram tentando jogar. O filme é excelente!