Relato de atividade em sala de aula

O GOSTO PELA LEITURA NOS ESCRITORES

Clandestina Felicidade
11/08/2009
Ensino Médio
40
Maria Célia Matias



Mostrar o envolvimento de escritores com a leitura; saborear as leituras antes de lê-las; explorar o perfil do escritor antes de conhecer a obra para entender melhor a linguagem escrita: objetiva ou subjetiva; identificar o tipo de leitor que se envolve com a leitura e o tipo que usa o livro para fazer inveja ao colega , mas não o ler; trabalhar valores humanos como humildade, companheirismo, amizade, respeito palas diferenças socioeconômicas; estabelecer relação com a biografia de outros autores; comparar diferentes momentos históricos com base na leitura do vídeo, interpretar e compreender os problemas e as transformações sociais; aplicar as tecnologias da comunicação na escola e em outros contextos relevantes para sua vida fazendo correlação com os conhecimentos prévios dos alunos.

1-Explanação dos autore da geração de 45 enfatizando a escritora Clarice Lispector; 2-Emissão do vídeo Candestina Felicidade; 3-expanação oral sobre a forma como a escritora envolveu-se com a leitura; 4-identificação, na sala, de alunos que sentem prazer em ler, que buscam na leitura uma forma de lazer; 5-exposição de livros da autora para oa alunos fazerem a pré-leiturae e buscarem o empréstimo na biblioteca; 6-reconhecimento da vida da autora relacionando ao momennto histórico vivido por ela comparando também ao problemas vivenciados por outros escritores da literatura; 7-produção de um perfil da escritora a partir do vídeo apresentado e de pesquisas no livro didático; 8-apresentação dos trabalhos em forma de poesia,texto biográfico, jogral, música,slide, e vídeos;

O vídeo do cuta Clandestina Felicidade mostrou mais sabor na leitura, porque Clarice é uma leitora compulsiva, ela passa a lição de que é preciso saborear o livro antes de lê-lo. Ela sonha, ela implora e até se humilha diante da colega que vendo aquela sede de leitura, começa a torturá-la com mentiras ,só para fazer inveja. Isso acontece muitas vezes qundo divulgo um livro, digo que temos poucos exemplares ou só temos um. A corrida para ser o primeiro a ler é grande e fazemos uma sequencia de emprestimo na mesma sala, só renovando o nome e data na biblioteca. Muitas vezes o livro é meu e faço o empréstimo com todo carinho ou ás vezes o aluno é quem traz e divulga um livro novo. Então, eu é quem entro na fila para ler também.Já é grande a intimidade com a leitura nas turmas que ensino, logo eu faço um controle por sala dos alunos leitores e das leituras realizadas durante o ano e no final do ano, em parceria com o comércio, premiamos os maiores leitores. no ano de 2008, por exemplo, tivemos leitores com 35 livros lidos e os que menos leram ainda ficaram entre 3 a 5 livros lidos